TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de campo

Por:   •  1/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  770 Palavras (4 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

O Brasil possui uma das floras mais ricas do mundo devido ao seu clima tropical. Dentre os tipos de florestas aqui existentes há a Mata Atlântica, rica em espécies vegetais, mas muito ameaçada pela influência de ações antropogênicas.

Existem diversos tipos de florestas, mas dentre elas destaca-se  a estacional semidecidual, devido à sua diversidade florística e, também por ser o domínio Atlântico mais afetado pelo homem. Um dos pricipais problemas que afetam essas florestas são o uso do solo para agricultura, visto que a fertilidade é maior próximo a cursos d'água, e a pecuária, uma vez que o gado consegue entrar nas bordas da mata.

Florestas Estacionais semidecíduas são assim chamadas, pois mudam sua vegetação de acordo com a pluviosidade. Caso esteja em período de seca perdem-se as folhas para regular o balanço hídrico da planta, quando é periodo chuvoso a floresta veste-se de verde novamente.

OBJETIVOS

Percepção da paisagem o reconhecimento de fitofisionomias, distúrbios naturais e antrópicos e as principais famílias botânicas da região.

MATERIAIS E MÉTODOS

Foram utilizados os seguintes materiais.

- Botina

- Perneira

-Mochila para carregar lanches e água

-Cadernos e canetas para anotações

- Boné para proteção do sol

O transporte dos alunos até a Fazenda Boa Esperança localizada no município de Madre de Deus de Minas, foi realizado por uma van da Universidade Federal de São João Del Rei. Ao chegar todos colocaram as perneiras e foram conhecer a floresta.

Inicialmente nos deparamos com uma criação de bovinos relativamente grandes que vive dentro da fazenda, mas usa a área próxima à floresta para pastagem, e também a área florestal para beber água. À medida que entramos no terreno avistamos uma lagoa, coberta com uma vegetação atípica da região. Após observações da vegetação aquática conhecemos um ambiente danificado pelo homem, utilizado para plantação de cana para consumo do gado.

A borda da floresta foi observada também, as famílias de vegetais lá existentes e suas particularidades em relação à vegetação encontradas nas regiões com menor intensidade de luz. Posteriormente analisamos o interior da mata, a incidência de luz, umidade, características morfológicas das plantas, espécies nativas e invasoras.Foram ressaltados os danos causados pela entrada do gado.

Em cada local analisamos a vegetação presente por meio de observação de perto ou mesmo de longe (angiospermas basais do lago), em alguns casos utilizamos o olfato e o tato para ajudar na identificação das famílias.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Foram observadas várias famílias de plantas típicas de florestas estacionais semideciduais tais como Rubiaceae, Solanaceae, Myrtaceae, Lauraceae, fabaceae.

"A família Rubiaceae engloba cerca de 637 gêneros e aproximadamente 10.700 espécies, classificadas em quatro subfamílias (Cinchonoideae, Ixoroideae, Antirheoideae e Rubioideae) e 44 tribos, essencialmente tropicais (Robbrecht 1988). Segundo Mabberley (1997), ela ocupa o quarto lugar em diversidade entre as Angiospermas, perdendo apenas para as Asteraceae, Orchidaceae e Fabaceae." ( citação). Podem ser encontrados em formas de árvores, arbustos, subarbustos, plantas volúveis ou ervas. Possuem ramos estriados ou lisos, cilíndricos ou comprimidos lateralmente. Há estípulas interpeciolares inteiras ou bipartidas, bífidas ou fimbriadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (60.6 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com