TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transposição didática ciências

Por:   •  14/9/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 2

TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA

Fase: 1ª fase do 3º ciclo – B (1 aula)

Data: 04/08/2015

Eixo Temático: Ser humano e Saúde

Conteúdo: Mudanças de estado físico

Eixo Articulador: Investigação e Compreensão

Capacidades: Reconhecer os estados físicos da água – sólido, líquido e gasoso – e suas mudanças

Descritores: Compreender os fatores necessários para que ocorra mudanças de estado físico / Observar as mudanças de estado físico através e experimentos práticos.

Metodologia: Iniciar a aula pedindo exemplos dos estados físicos em que a água se encontra na natureza. Discutir a importância das diferentes formas que água está disponível para a manutenção do clima e equilíbrio da natureza. Após isso mostrar a água no estado sólido (cubos de gelo) e no estado líquido explicando que a água no estado gasoso é invisível aos nossos olhos. Em seguida acender uma vela e colocá-la em um recipiente com os lados fechados para evitar que ela se apague com facilidade. Colocar um cubo de gelo em uma forminha de alumínio, segurando com um prendedor de madeira e esperar ele derreter mostrando aos alunos a fusão. Depois deixar que a água ferva mostrando a ebulição – um tipo de vaporização. Para explicar a evaporação – outro tipo de evaporação - levar os alunos para fora e jogar um copo com água na calçada aquecida. Para finalizar os experimentos colocar cubos de gelo em um copo de alumínio para mostrar que as gotinhas que se formam pelo lado de fora do copo consiste na condensação. Ao final de tudo propor atividades sobre o assunto com outros exemplos para que os alunos possam fazer relação com o que foi trabalhado.

Recursos:

Recipiente fechado (latas de Nescau, leite ninho, etc)

Vela

Cubos de gelo

Copo

Forminhas de empada

Prendedor de roupa

Avaliação: A aula foi bastante motivadora. Consegui a atenção e a participação dos alunos em todas as etapas. Alguns confundiram os termos, que dão nome as mudanças, apesar de saberem definir o que estava ocorrendo e os estados físicos envolvidos no processo. Apenas dois alunos necessitaram da minha intervenção para concluir a atividade proposta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (148.2 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com