TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transtornos bioquímicos causados pela má absorção de nutrientes

Por:   •  1/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 2

Transtornos bioquímicos causados pela má absorção de nutrientes

Todos os seres vivos dependem da correta assimilação dos nutrientes que ingerem, assim como da adequada eliminação dos seus resíduos. Hoje, a maioria das pessoas se alimenta mal, comendo de forma inadequada devida correria do dia a dia, e dando preferência aos produtos industrializados e prontos em pouco tempo. Normalmente estes produtos não são nutritivos, ou perdem muito de seus nutrientes no processo de preparação.

A nutrição é a utilização dos alimentos pelo organismo e para se ter uma boa saúde é necessário uma alimentação saudável para que o organismo funcione bem. Sendo assim a má absorção de nutrientes compromete o funcionamento do nosso corpo causando problemas como defeitos congênitos envolvendo transporte de nutrientes.

A apresentação da má absorção varia, desde este atorreia e emagrecimentos severos até alterações mínimas e incidentais em exames laboratoriais bioquímicos e hematológicos.

Nos casos mais severos, a diarreia e a perda de peso são os sinais típicos; no entanto, em formas mais brandas pode ser até difícil suspeitar que má absorção seja a causa para as queixas do paciente. É, portanto importante uma anamnese(é uma entrevista realizada pelo profissional de saúde ao seu paciente, que tem a intenção de ser um ponto inicial no diagnóstico de uma doença ou patologia) detalhada, particularmente em relação a queixas de fezes amolecidas, um aumento da frequência de evacuações, fadiga, fraqueza, desconforto abdominal, perda de peso não justificada, alterações de pele e dores ósseas.

A investigação laboratorial "de rotina" pode dar dicas adicionais como anemia (e suas características), redução sérica de ferro, ferritina, cálcio, magnésio, proteínas totais, albumina, colesterol e elevação no tempo de protrombina. Se a anamnese, exames clínicos e laboratoriais levantarem a suspeita de doença mal absortiva, as fezes devem ser examinadas em busca de esteatorréia evidente, além da avaliação do volume e presença de parasitas.

Essa síndrome pode ser causada por muitas doenças diferentes e levar a um amplo aspecto de sinais, sintomas e achados bioquímicos incluindo síndromes de deficiências nutricionais ou vitamínicas. Quando frente a essa situação, é importante ter em mente que é menos significativo provar a existência de má absorção do que investigar a doença de base, que permite a base para o tratamento e o aconselhamento apropriados.

Illa Mariany Borges Vieira

Fisioterapia: I período/manhã

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (71.6 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com