TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS TRANSTORNOS BIOQUÍMICOS QUE A MÁ ABSORÇÃO DOS NUTRIENTES PODE PROMOVER

Por:   •  22/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  641 Palavras (3 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITARIO DE SAÚDE, CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLÓGICAS DO PIAUÍ[pic 2]

BACHARELADO EM ENFERMAGEM

ALANNE PINHEIRO DE MIRANDA

FRANCISCA THAÍS GONÇALVES DOS SANTOS

OS TRANSTORNOS BIOQUÍMICOS QUE A MÁ ABSORÇÃO DOS NUTRIENTES PODE PROMOVER

TERESINA – PI

2015

Os transtornos bioquímicos que a má absorção dos nutrientes pode promover

Nutriente é qualquer substância proveniente de um alimento, que proporciona energia e/ou contribui para o crescimento, o desenvolvimento e a manutenção da saúde e da vida. A finalidade da alimentação é satisfazer as necessidades nutricionais do corpo, evitando que a carência de nutrientes possa gerar desequilíbrio no organismo e gerar sintomas e/ou doenças. Dois pontos são importantes em qualquer dieta: quantidade e qualidade. Para o metabolismo diário, precisamos de água, vitaminas, minerais, gorduras, proteínas, carboidratos e fibras.

Hoje em dia, com a vida corrida que o homem leva, o tempo para ter hábitos saudáveis está cada vez mais difícil e isso pode resultar em transtornos, devido essa má alimentação. Porém, não são somente esses fatores que influenciam no transtornos, causas genéticas também podem influenciar.

Alimentação é a escolha, o preparo e a ingestão da comida; nutrição é a utilização dos alimentos pelo organismo. Para se ter boa saúde, é preciso alimentação adequada para nutrir nosso organismo e proporcionar tudo o que é necessário para garantir o seu bom funcionamento. Todos os seres vivos dependem da correta assimilação dos nutrientes que ingerem, assim como da adequada eliminação dos seus resíduos. Por meio dos alimentos, podemos suprir o que o nosso organismo necessita, mas é importante que estes alimentos sejam cultivados de forma natural sem agressões tóxicas, como pesticidas e agrotóxicos e sejam manipulados sem aromas artificiais, corantes sintéticos, longo transporte.

Hoje, a maioria das pessoas se alimentam mal, comendo às pressas, com poucas porções de frutas e legumes frescos e dando preferência para sanduíches, frituras, produtos refinados e muito industrializados. Normalmente estes produtos não são nutritivos, ou perdem muito de seus nutrientes no processo de preparação. Ao longo dos anos, com o progresso e a tecnologia, o homem ganhou muito em conforto, mas perdeu bastante em termos de alimentação saudável.

A síndrome da má absorção ocorre devido ao fato de o intestino delgado de não absorver corretamente os nutrientes que os alimentos fornecem, dessa forma os nutrientes não chegam até a corrente sanguínea.

 Pode ser resultante de defeitos congênitos envolvendo o transporte de nutrientes, do comprometimento dos processos digestivos junto ao lúmen intestinal, ou de defeitos adquiridos nas células absortivas intestinais que revestem a superfície do intestino. Por tanto, é de conhecimento que esse fato não é normal, pois os nutrientes são absorvidos e devem ser liberados na corrente sanguínea.

O excesso de ácido no estômago ou o aumento do número de bactérias, assim como a mistura de enzimas, ácido gástrico e alimentos podem influenciar na digestão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (128.5 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com