TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ubiquidade Microbiologica

Por:   •  20/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO

CAMPUS GARANHUNS

TÉC. EM MEIO AMBIENTE – NOITE.

2º PERIODO

ALUNO: JOSÉ SILVIO DA SILVA FEITOSA

PROFESSORA: CRISTIANE TESSMANN

RELATÓRIO DE

MICROBIOLOGIA AMBIENTAL

(UBIQUIDADE MICROBIANA)

GARANHUNS-PE

 

04 DEZEMBRO 2014

SUMÁRIO

I - INTRODUÇÃO.............................................................................................. 1

II - OBJETIVO GERAL....................................................................................... 1

III - METODOLOGIA............................................................................................ 2

IV – RESULTADOS E DISCURSÕES.............................................................................................. 2 e 3

V - CONCLUSÕES.................................................................................................3

VI - REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS............................................................................................. 3

I – INTRODUÇÃO:

Os microrganismos são ubíquos, em geral são os menores seres vivos existentes, grande parte deles é inócua ao homem. Devido à diversidade microbiana e à sua importância clínico-microbiológica é de se esperar que, em vários momentos, seu controle seja feito de maneira eficaz para se evitar a contaminação de superfícies e substâncias, bem como evitar a disseminação de agentes etiológicos de doenças infecciosas. Embora como regra, os microrganismos sejam mais resistentes que os animais são superiores aos efeitos das radiações, o seu comportamento é basicamente o mesmo, o que possibilita serem os microrganismos utilizados frequentemente como modelos biológicos. Em sua maioria fazem parte do ecossistema, onde exercem profundas influencia e equilíbrio biológico e consequentemente, na prevenção da natureza. São encontrados no solo, na água, na superfície interna do organismo animal (pele, boca, estomago, intestino), na superfície externa dos vegetais e em certos casos no interior de seus tecidos. Os microrganismos estão presentes permanente ou transitoriamente. Também encontrados na atmosfera, sem qualquer atividade, pois para que possam se manter em atividade necessitam estar em contato com substrato de onde retiram nutrientes de que necessitam. Quanto mas movimentado e populoso é o ambiente, mas rico em microrganismo será, pendendo ser disseminado pelo movimento do ar.

II – OBJETIVO:

Esse trabalho teve como objetivo analisar a existência de microrganismos no campus Garanhuns, através do preparo e esterilização de meio de cultura. A maioria dos microrganismos que habitam o corpo são inofensivos ou até mesmo benéficos para os seres humanos, mas têm-se também os oportunistas que podem se tornar patogênicos dependendo do local em que esteja.

III – METODOLOGIA:

No primeiro dia de aula pratica sobre ubiquidade foram coletadas amostras no IFPE - campus Garanhuns ás 07h15min da noite, na qual foi retirada amostras de um extintor de incêndio para a analise laboratorial.

Foi utilizado um tubo de ensaio contendo água destilada estéril, um swab estéril e uma placa de Petri para efetuação da coleta do material que após se realizada foi virada para baixo para não condensar partículas de água encima, logo após a placa de Petri foi colocada em uma estufa a 36°C por 48h para melhor observação dos microrganismos, através do seu crescimento.

No segundo dia de aula pratica sobre ubiquidade foi efetuado a contagem das colônias no meio de cultura com o auxilio de uma lupa para determinação de seu tamanho, forma, bordas e elevação.

IV – RESULTADOS E DISCURSÕES:

 

A figura abaixo mostra algumas morfologias típicas de colônias e suas características como a forma, bordas e elevação, a qual foi utilizada para identificação dos microganismo encontrados.

[pic 1]

Com a observação da placa de Petri foram encontrados 7 colônias que se classificam da seguinte forma:

MICRORGANISMOS ENCUBADOS A 36°C

TAMANHO

FORMA

ELEVAÇÃO

BORDAS

BRILHO

COR

4 mm

Circular

Convexa

Liso

Opaca

Incolor

3 mm

Rizoide

Protuberante

Lacerado

Translúcida

Pigmentada

3 mm

Circular

Protuberante

Liso

Opaca

Incolor

3 mm

Circular

Convexa

Liso

Opaca

Incolor

1 mm

Circular

Convexa

Liso

Transparente

Incolor

1 mm

Circular

Protuberante

Liso

Transparente

Incolor

1 mm

Circular

Protuberante

Ondulado

Translúcida

Incolor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (142 Kb)   docx (25.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com