TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Verdade incoveniente

Por:   •  31/3/2016  •  Resenha  •  523 Palavras (3 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Instituto Anhanguera Educacional

Aluna: Juliana Rosa de Amorim

RA: 9860441452

Curso: Gestão Ambiental- 1º Período

Disciplina: Prointer II

Professor: Daivid Mafra

Resenha Documentária: Uma Verdade Inconveniente. Diretor: GUGGENHEIM, D. Produtor:         BENDER. L.; BURNS. S. Z.; DAVID. L. Estados Unidos. 2006. (98 min.), sonoro, colorido.

     

Niterói, 17 de Outubru de 2014

O documentário serve não só de alerta para o que está acontecendo de fato com

o planeta Terra, mais também para causar sentimentos como: espanto, incomodar e impressionar as pessoas, mesmo se tratando de temas corriqueiros do nosso cotidiano. Um dos temas discutidos nas palestras proferidas pelo ex- vice- presidente dos Estados Unidos, Al Gore, é sobre o aquecimento global.

Um dos problemas que Al Gore aponta logo no começo do documentário, foi o aumento de dióxido de carbono. Pois como o próprio disse onde há aumento do mesmo a temperatura também sobe. E ele ainda ressalta numa última análise sobre o aquecimento, que não propriamente é só uma questão política mais é muito além de uma questão moral. E para finalizar, ele ainda argumenta que se nós permitirmos que isso aconteça, será imoral.

Al Gore relata que se tinha fé no sistema democrático e na independência de seu país. De fato acreditava que a história seria suficientemente convincente para causar uma mudança drástica na forma como o Congresso reagiria a este tema, contudo achava que ficariam alarmados. Mas não foi o que aconteceu.

Segundo Al Gore em alguns momentos de sua vida, aconteceram fatos relevantes que o fez de ver de uma forma diferente para o planeta Terra, por exemplo, o acidente com seu filho, o falecimento de sua irmã mais velha por decorrência de um câncer no pulmão, sua derrota nas eleições presidenciais em 2000 e as aulas com um professor de geografia.

No documentário Al Gore tenta sensibilizar as pessoas para a questão ambiental, levando como tema, o aquecimento global. Assim sendo, o mesmo passou a realizar, em todo mundo, palestras didáticas, pesquisas científicas, com uma linguagem simplificada e clara. E ainda, como metodologia Al Gore usa slides, gráficos, fotografias, animações, como forma de entretenimento como forma persuadir e conquistar seus ouvintes.

O foco principal do documentário são as aceleradas mudanças climáticas, o aumento demasiado do dióxido de carbono, altas temperaturas, degelos das calotas do Ártico, tempestades, sucessões de furacões, tornados, inundações e o devastador furacão Katrina em 2000, que destruiu Nova Orleans, USA.

Para Al Gore, cada um de nós é uma causa do aquecimento global, mas cada um de nós pode fazer escolhas que mudem isso. Como por exemplo, as coisas que compramos, a eletricidade que gastamos, os carros que guiamos. Podendo assim fazendo coisas que levem as nossas emissões individuais de carbono ao zero.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (92.4 Kb)   docx (25.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com