TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA VERDADE INCOVENIENTE

Por:   •  29/9/2015  •  Resenha  •  851 Palavras (4 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 4

Sergio Yoshio Tsunematsu  

Atividade sobre os filmes:

Uma Verdade Inconveniente; e

A grande farsa do aquecimento global

GESTÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE

Setembro 2015


Sumário

Introdução.............................................................................................................

Objetivo.................................................................................................................

Desenvolvimento...................................................................................................

Conclusão..............................................................................................................

Referências............................................................................................................

Introdução

O aquecimento global é um assunto amplamente discutido, na atualidade, pois ele, possivelmente, interfere em todos os ecossistemas do planeta, então, esta é uma oportunidade para escrever o que acredito sobre este tema.

Objetivo

A atividade visa identificar o ponto de vista do aluno após assistir aos filmes: A Grande Farsa do Aquecimento Global / The Great Global Warming Swindle e Uma Verdade Inconveniente/ An Inconvenient Truth.

 

 

Desenvolvimento

Uma Verdade Inconveniente

Al Gore, neste documentário, avisa-nos do fato de que a atmosfera é a parte mais vulnerável do sistema ecológico da Terra, por ser tão delicada.
O interesse pelo aquecimento global começa quando, Roger Revelle, seu professor explica para os alunos de sua classe, medições feitas por ele por alguns anos, com as medições de dióxido de carbono na atmosfera, através desse estudo, foi notado que as medições cresciam ano a ano, com certeza, a concentração de CO2 é a mais alta de todos os tempos. E onde tem mais dióxido de carbono, a temperatura aumenta como captura mais calor do Sol no seu interior, portanto a temperatura da Terra aumenta os 10 anos mais quentes decorreram nos últimos 14 anos, o mais quente em 2005. Esse acréscimo na temperatura da Terra, o aquecimento global, estimula o aumento da temperatura dos oceanos e acarreta precipitações muito grandes, porém, de uma única vez. A evaporação dos oceanos faz crescer a umidade, ocasionando tempestades mais fortes, tornados, furacões, tufões, desastres esses que matam muitas pessoas e trazem grandes prejuízos financeiros. Um exemplo foi o Katrina, em Nova Orleans.
E outro fator revelado no documentário, a emissão de gases que apoiam o efeito estufa, são gases que ao serem expulsos destroem a camada de ozônio. Os recursos naturais são mal utilizados, o que gera em doenças e poluição.
           A camada de ozônio tem diminuído por causa do efeito estufa, nos últimos anos,
conforme é mencionado no documentário, “todos e cada um de nós pode mudar essa situação”, dessa maneira nos sugeri medidas como a diminuição do consumo de energia e reciclar.

A Grande Farsa do Aquecimento Global

A Grande Farsa do Aquecimento Global aborda sobre a posição de especialistas de todo o mundo, a respeito da farsa do aquecimento global e suas implicações. Primeiramente, faz referência à emissão de CO2. Há especialistas que garantem que a humanidade emitiu bem mais quantidades de CO2 do que é emitida atualmente e que não se pode imputar toda a culpa deste fenômeno, na emissão desse gás.
Eles, também, acreditam que a ação humana não é responsável pelas mudanças climáticas, conforme o organismo criado pela ONU – IPCC (Painel Intergovernamental de mudança climática da ONU), que se refere ao tema. Na teoria, há dúvidas quanto ao currículo destas pessoas que abordam o tema neste organismo, já que é considerado meramente político e deduzido por muitos não cientistas, entretanto sim, críticos do governo e ativistas.
O aquecimento global, para os críticos do tema, foi uma jogada política a fim de angariar dinheiro e financiamento para a indústria climática, e que esse fenômeno foi adulterado em ideologia política, crianndo um império com empregos englobando muitas pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (107.5 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com