TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Verdade Incoveniente

Por:   •  4/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  744 Palavras (3 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL E CERTIFICAÇÃO

ACADÊMICO: ADILSON DOS SANTOS MOREIRA – RA: 8467223743

PROFESSOR: STÉLIO JOÃO RODRIGUES

UMA VERDADE INCONVENIENTE

POR: AL GORE

JARAGUÁ DO SUL

2015

UMA VERDADE INCONVENIENTE

        

No material do Al Gore retrata-se sobre as mudanças climáticas que o planeta está passando nas últimas décadas por falta de atenção de todos, todos os seres que dependem deste planeta que chamamos de Planeta Terra, pois o que vejo é que muitas pessoas até veem o problema, mas por acontecer com as outras pessoas, viram as costas e nada fazer, mas esquecem de que habitamos o mesmo planeta, se hoje alagou a casa do vizinho, amanhã pode ser a nosso. O que observei na leitura é que fatos colossais estão acontecendo ao nosso redor e não damos atenção, porém a maior fatia desses acontecimentos que chamamos de aquecimento global deve-se as empresas, pois elas quem mais poluem a atmosfera com dióxido de carbono, exemplo: as chaminés dos fornos, por muitas vezes mal dimensionadas pelos engenheiros ou em alguns casos o patrão só pensa em aumentar seu lucro e não investe a não ser quando é intimado por algum órgão ambiental. Al Gore (2006, p 01) comenta.

Em todos os cantos do globo – na terra e nas águas, no gelo que se derrete e na neve que desprende, durante as secas e as ondas de calor, no olho do furacão e nas lágrimas dos refugiados – vemos provas crescentes e inegáveis de que os ciclos da natureza estão passando por profundas mudanças [...].

É que devemos nos atentar aos toques que a mãe natureza está nos mostrando, é que devemos de alguma maneira, por mais difícil que seja devemos nos esforçar em rever nossos conceitos de consumo, pois de alguma maneira os recursos naturais estão cada vez mais escassos. Num futuro próximo vamos exercer a profissão de engenheiros e muitos de nos vamos atuar na área de ambiental, ou realizar projetos que atenda as normas vigentes na parte ambiental, de qualquer maneira devemos sempre pensar quais são os impactos ambientais que terão ao iniciar um projeto seja expansão da empresa ou mesmo projetar um equipamento, pensar nos resíduos, óleos, sobras de matéria prima serão armazenados, a onde? De que maneira? É possível reutilizar em outro processo? Como será a logística dos mesmos, transporte? Armazenamento? Quando o profissional começa se preocupar com estes questionamentos e atentar-se para o mesmo verá que os impactos ambientais serão em menor escala, não que irá resolver o problema mais pode minimizar ao máxima as consequências.

        No mês passado tivemos um crime ambiental registrado em nossa cidade, Jaraguá do Sul, mais preciso no bairro Barra do Rio Cerro, onde comenta-se em centenas de peixes mortos, aproximadamente 1000 kg de peixes, de várias espécies e tamanhos, acredita-se que uma das empresas do Rio Cerro tenha até de maneira acidental derramado algum produto químico no rio.

No inicio do mês, final de expediente estava saindo do trabalho, pude observar o que poderia se tornar um crime ambiental, passando perto de um caminhão da empresa, que transporta vernizes para descarte, pude observar um recipiente com vazamento ou não estava bem fechado e o produto para descarte estava derramando pela lateral do caminhão, e escorria para boca de lobo, quando vi está cena. Fiquei chocado! Por que muitas pessoas presenciaram o problema e não deram atenção. Olhei para os lados em busca de ver o motorista, e nada, fui até a guarita e avisei o guarda sobra o problema, acredito que o motorista tenha sido advertido, pois avistei o caminhão outros dias e os recipientes estavam bem fechados, portanto, não precisamos sair resolvendo tudo, mas se cada um de nós se preocuparmos com o que tem a nossa volta já teremos bons resultado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (103 Kb)   docx (32.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com