TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha uma verdade incoveniente

Por:   •  8/5/2015  •  Resenha  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE- Unifebe

 

LEONARDO BERNARDI

 

 

UMA VERDADE INCONVENIENTE

MATEMÁTICA

BRUSQUE

2013

Uma verdade Inconveniente

Uma verdade inconveniente é um documentário que relata basicamente as causas catastróficas do efeito estufa. O efeito estufa acontece por causa da imensa quantidade de liberação na atmosfera, e isso ocasiona um superaquecimento em nosso planeta, porque a grande quantidade de CO2 e nossa atmosfera  dificulta a saída do calor, mantendo nosso planeta como uma possível “estufa”.

        Este aquecimento global esta sendo responsável por muitos fenômenos e catástrofes que ocorreram e estão ocorrendo em nosso mundo, e até fenômenos que antes não eram possíveis, como tremores de terra, furacões e em certos lugares do mundo já se mostraram possíveis. Ele nos mostra que o aquecimento global é o principal responsável pelo derretimento das geleiras e quanto mais derreterem mais acelerado será o processo de degelo. Outro ponto importante, é que com o esse aquecimento muitos fenômenos estão se desencadeando com mais força, com mais frequência, ameaçando a vida na terra, e o pior de tudo, neste vídeo fica bem claro que o responsável por este fenômeno, somos nós, os homens!

        Em contra partida, ele também mostra que com tantos feitos, tantas conquistas, e com  nível de desenvolvimento que o ser humano atingiu, se todos lutarmos juntos e assumirmos como verdade que o aquecimento global é um gigantesco problema, poderemos reverter esta situação, claro, reduzindo o nível de CO2, e possivelmente  eliminar ele a 0 % de nosso ar.

        Por fim, pude perceber que alguns conteúdos, alguns temas, ou até mesmo algumas palavras mencionadas nesse documentário dizem respeito a nossa matemática. Como por exemplo, palavras como: aumento, diminuição, crescimento e até a multiplicação, que dizem respeito a operações básicas como, a soma, a subtração, e a propriamente dita multiplicação. Também foi citado sobre o clima da terra ser algo “não linear”, ou  seja, é um clima que não apresenta uma única sequencia, uma única lógica, ele esta sempre variando, podendo alcançar extremos. E  por ultimo algo que me recordou matemática foi uma das palavras mais citadas no documentário, a palavra “padrão”. Pois assim como disse Galileu Galilei, "a  Matemática é o alfabeto com o qual Deus escreveu o universo", ou seja, de uma forma mais simples, a matemática está por toda a parte, por toda a natureza, por todo o universo, podendo sempre ser encontrada por padrões matemáticos, os quais explicam determinado fenômenos. Falando em padrões matemáticos, o que me prende mais a atenção é a sequência de Fibonacci. Apesar de ser uma sequência simples e de fácil compreensão, ela tem várias aplicações importantes, e por isso é conhecida como uma das maravilhas da matemática.

        Este foi o meu relatório do documentário apresentado pelo ex-vice-presidente norte-americano, Al Gore, sobre o aquecimento global, chamado de “Uma verdade inconveniente”, pois mostrava toda a realidade crítica de nosso mundo e o descaso de muitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (72.3 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com