TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA - UMA VERDADE INCOVENIENTE

Por:   •  29/3/2019  •  Resenha  •  764 Palavras (4 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 4

RESENHA CRÍTICA:

UMA VERDADE INCONVENIENTE

DIREITO AMBIENTAL

Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos da América por um mandato de oito anos, e também precursor nas questões ambientais, procurou através do livro Uma Verdade Inconveniente, publicado em 2006, chamar atenção do público jovem para possíveis consequências do aquecimento global que afetarão drasticamente o planeta em que vivemos, caso não sejam realizadas ações para coibir tal previsão.

Nota-se a tentativa de angariar essa atenção jovem, desde a confecção do livro, pelo uso de uma linguagem objetiva e de fácil compreensão e a utilização de imagens que comprovam as estatísticas mencionadas nas pesquisas científicas, emitindo assim, o alerta para que tomemos atitudes inteligentes para garantir um planeta habitável para nossa geração e as gerações futuras.

Pautado em suas experiências pessoais, em que narra o quase fatídico acidente do seu filho mais novo, a morte de sua irmã e até sua trajetória política. Al Gore,busca inspirar-se também em um professor da universidade que estudava, para sintetizar a problemática ambiental, com ênfase nas mudanças climáticas no Planeta Terra.

É evidenciado por ele, o aumento da quantidade de dióxido de carbono lançado na atmosfera, o que torna ser mais acelerado o efeito estufa do Planeta, fazendo aumentar a temperatura e destruindo a camada de ozônio da Terra.

De forma ilustrativa, Al Gore elucida as mudanças drásticas e radicais que já acometeram nosso mundo, mostrando de forma comparativa o que o aquecimento global já causou de maneira significativa, alterações em determinadas paisagens. É tomado como exemplo o Monte Kilimanjaro – Tanzânia; o Parque Nacional das Geleiras do estado de Montana – EUA; Geleira de Perito Moreno, Patagônia – Argentina; Geleira de Colúmbia, Estreito do Príncipe William – Alasca; Geleira de QoriKalis – Peru; Geleira de Upsala, Patagônia – Argentina; Geleira de Tschierva – Suiça; Geleira de Roseg – Suiça; Geleira de Ródano (Hotel Belvedere) – Suiça; Geleira de Adamello – Itália e as Geleiras do Himalaia.

Ao longo de vários estudos científicos, comprovou-se que quanto mais dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, mais se eleva a temperatura do Planeta, devido à retenção do calor vindo do sol. E o que o livro alerta é que a temperatura só está aumentando a cada ano que se passa.

Adiante é observado ainda, que com o aumento da temperatura do Planeta, as tempestades ficam cada vez mais fortes. Isso ocorre, segundo o livro, porque a água da camada superior do oceano gera mais energia de conversão, formando assim, os chamados furacões ou tufões, que por onde passam causam grande destruição em todos os níveis possíveis.

Outros efeitos das alterações climáticas citados em Uma Verdade Inconveniente, são dois extremos perturbadores, a seca e as inundações, a depender da região atingida. A questão é que no caso das inundações, as consequências vão desde a perda de plantações, transmissão de vetores, o comprometimento das moradias, no geral, leva ao caos público. E a seca, além dos prejuízos também com plantações, causa progressivo problemas de saúde, uma vez que a água é essencial para nossa existência.

Outro foco do livro, gira em torno da preocupação com o derretimento acelerado da calota polar do Ártico, que está sobre o Oceano Ártico, o que provavelmente fará com que ela desapareça por completo a cada verão e que fatalmente, levará a extinção de animais, como é o caso do urso polar. Nesse contexto, corrobora-se o aquecimento na Antártida e Groelândia, que tem como consequência já evidente, a elevação do nível dos oceanos do mundo todo, o que comprometeria a vida humana e animal, já que a maior parte do Planeta não tem estrutura para lidar com essa situação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (79.1 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com