TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Zeolites na Agricultura

Por:   •  29/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  4.180 Palavras (17 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 17

Zeólitos aplicados à recuperação de solos

Alternativa ao uso intenso de agrotóxicos

Caio Meneses Stabel

Edgard Rodrigues Travassos Filho

Luiza Goloubkova

Professor Orientador:

Thales Henrique P Hurtado - Tato

Colégio Bandeirantes

São Paulo, 2014

Agradecimentos

Agradecemos primeiramente ao colégio Bandeirantes pela oportunidade de trabalharmos na Feira de Ciências e principalmente ao nosso orientador, Thales “Tato” Hurtado, por toda paciência e ajuda ao longo do processo.

Agradecemos a Profa Marly Campos Machado por todo carinho e ajuda ao definir nosso tema de pesquisa.

Ao estagiário Pablo Nava pela ajuda, conversar e informações pertinentes, além da possibilidade de entrar um pouco em contato com sua cultura

E aos professores que viabilizaram o nosso projeto, Dr. Luciano Freschi do Laboratório de Fisiologia Vegetal do departamento de Botânica do Instituto de Biociências da USP por oferecer as sementes de tomate anão (Solanum lycopersycum) e todo os sais necessários para preparar a solução nutritiva de Sarruge e ao Professor Carlos Alberto Bertolini da EMPRAPA sudeste – São Carlos pela ajuda, artigos e fornecimento do zeólito.

                                                                 

Resumo

 Atualmente no Brasil, no meio agrícola, a fim de se produzir cada vez mais, usa-se indiscriminadamente fertilizantes e agrotóxicos. Com o tempo, o uso de tais produtos pode levar ao esgotamento do solo, tornando-o improdutivo. Assim, o número de solos abandonados e sem capacidade de produzir aumenta cada vez mais. Essa grande quantidade de terras disponível, caso recuperada, pode ser voltar a ser utilizada, logo, a quantidade de terras próprias para a produção aumentaria e o acesso à elas seria facilitado. Além disso, o aumento da quantidade de plantações resulta em um aumento na produção do país. O objetivo desse trabalho é apresentar a possibilidade do uso do zeólito para recuperar solos improdutivos. O zeólito é um mineral que possui a propriedade de absorver íons. Neste experimento, o mineral foi misturado a solo inerte em 15 vasos onde foram plantadas sementes de tomate (Solanum lycopersicum). Como controle também foram plantados tomates em 15 vasos contendo apenas solo inerte e 15 vasos em que o solo inerte foi misturado a vermiculita como controle positivo. Os vasos foram regados diariamente com uma solução aquosa com solução de nutrientes sarruge (1975). Passados dois meses, as plantas foram analisadas quanto ao número de folhas, tamanho e massa. A partir disso observou-se que o solo inerte adicionado a zeólito foi recuperado ao desenvolvimento vegetal a uma taxa de cerca de 30%.

Palavras-chave:

nutrição mineral, zeólito, recuperação de solos, Solanum lycopersicum,

                                                         

Abstract 

   Nowadays, in the Brazilian agricultural sector, in order to produce increasingly, fertilizers and pesticides are used indiscriminately. As time goes by, the use of those products can cause the soil depletion, making it unproductive. Thus, the number of abandoned soils with no capacity of producing grows up increasingly. If recovered, this big quantity of available soils would increase the production and make the soil more accessible for people. Besides that, an increasement in the producing soils would increase the country’s production. This project’s aim is to present the zeolite, as a possibility to recover unproductive soils. The zeolite is a mineral able to absorb ions. In this experiment, the mineral was mixed with inert soil and put in 15 vessels where tomatoes seeds (Solanum lycopersicum ) were planted. Tomatoes seeds were also planted in 15 vessels containing inert soil and 15 vessels containing vermiculite (a mineral that performs the same thing that zeolite does, but is too expensive to be used in agriculture) as a control group. The vessels were watered in a daily basis with an aqueous solution with ions and micronutrients necessary for the plant development. After 2 months, the plants were analyzed regarding and a 60% of soil recuperation with zeolite addiction was obtained as result.  

Keywords:

Mineral nutrition, zeolite, soil recuperation, Solanum lycopersicum,

Sumário

  1. Introdução .................................................................................. 6
  1. Degradação de solos ........................................................... 6
  2. Fertilizantes .......................................................................... 9
  3. Agrotóxicos ...........................................................................10
  4. Nutricao mineral e solos ....................................................... 12
  5. Zeólito ................................................................................... 15
  6. Zeólitos na agricultura .......................................................... 16
  1. Objetivo ...................................................................................... 18
  2. Justificativa ................................................................................. 18
  3. Material e métodos ..................................................................... 19
  4. Resultado e Discussão ............................................................... 20
  5. Conclusão ................................................................................... 24
  6. Referências ................................................................................. 27
  7. Anexo .......................................................................................... 27
  1. Introdução
  1. Degradação de solos

O surgimento de áreas degradadas para a agricultura é considerado cada vez mais um tema preocupante, visto que se inviabiliza o desenvolvimento sócio-econômico uma vez que esses solos degradados se tornam improdutivos. 

A recuperação destas áreas envolve um conjunto de ações multidisciplinares, idealizadas e executadas por profissionais de diferentes especializações que visam proporcionar o restabelecimento de condições de equilíbrio e sustentabilidade existentes anteriormente em um sistema natural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.3 Kb)   pdf (532.5 Kb)   docx (332.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com