TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Zoologia

Por:   •  3/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.432 Palavras (6 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE DO CONTESTATO- Unc

CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

MEIO AMBIENTE

MAFRA

2015

MEIO AMBIENTE

Projeto apresentado a disciplina de Metodologia Científica para obtenção de créditos. Prof. Sandro C. Moreira.

MAFRA

2015

SUMÁRIO

1INTRODUÇÃO 3

1.1 ABORDAGEM DO TEMA 3

1.2 PROBLEMA 3

1.3 OBJETIVOS 3

1.3.1 Objetivo Geral 3

1.3.2 Objetivos Específicos 3

1.4 JUSTIFICATIVA 4

2 UNIVERSO TEORICO 5

2.1 MEIO AMBIENTE 5

2.2 CONCEITO 5

2.3 AS CRISES AMBIETAIS 5

2.4 SUSTENTABILIDADE 6

2.4 RECURSOS HÍDRICOS 7

3 METODOLOGIA 8

3.1 METOLOGIA DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA 8

4 CRONOGRAMA 9

5 RECURSOS 10

5.1 HUMANOS 10

5.2 MATERIAIS DE CONSUMO 10

5.3 MATERIAIS PERMANTES 10

5.4 RECURSOS FINANCEIROS 10

REFERÊNCIAS 11

1INTRODUÇÃO

1.1 ABORDAGEM DO TEMA

A realização desse trabalho tem como foco principal a relação do homem com o meio,mostrando algumas interferências que geram cries ambientais. Com o objetivo de conceituar o que é ambiente, relacionando os problemas ambientais provocados pela ação do homem através da industrialização e urbanização, analisando o seu comportamento com o meio em que vive e buscado novas atitudes sustentáveis.

O principal problema em trabalhar com o ambiente se resume em beneficio financeiro, tudo que o homem investe ele querretorno econômico imediato. O que acarreta a falta de interesse pelo assunto, pois o mesmo não lhe traz tal bem.

Outro problema é a forma de pensamento desatualizado que vem ocorrendo ao longo dos tempos. Algumas questões precisam ser mudadas o que não está acontecendo.

1.2 PROBLEMA

Porque a industrialização do homem interfere no meio ambiente não se tornando um desenvolvimento sustentável?

1.3 OBJETIVOS

1.3.1 Objetivo Geral

Analisar as mudanças provocadas pela ação do homem no meio ambiente.

1.3.2 Objetivos Específicos

-REFLETIR sobre problemas ambientais;

- ANALISAR a interferência do homem no meio ambiente;

- LEVANTAR as concepções de meio ambiente;

- AVALIAR o comportamento do homem no meio ambiente

- IDENTIFICAR os tipos de interferência do homem no ambiente;

- CONHECER o meio natural.

1.4 JUSTIFICATIVA

É de elevado grau de importância o conhecimento da sociedade sobre o meio em que vivem, os benefícios de um ambiente em equilíbrio, dos malefícios quando o mesmo não é bem tratado. Dando ênfase nas consequências que a problemática traz.

A constante preocupação da sociedade com a preservação da natureza e de seus recursos tem trazido grandes avanços na qualidade do trabalho, nos estudos e pesquisas que englobam a questão do conforto, da saúde. Ajuda a evitar a propagação de doenças e a redução da mortalidade devidoá precariedade dos recursos hídricos.

Os sistemas de água, esgoto, poluição do ar e do solo, águas naturais e a má coleta de lixo, interferem na relação que existe da natureza com a sociedade, resultando nos impactos ambientais o que modifica a qualidade de vida do meio.

2 UNIVERSO TEORICO

2.1 MEIO AMBIENTE

O laço essencial que nos une é que todos habitamos este planeta. Todos respiramos o mesmo ar. Todos nos preocupamos com o futuro das novas gerações. E todos somos mortais. E o ambiente em que todos vivemos é a grande preocupação de todas as comunidades do nosso planeta nas últimas décadas, seja pelas mudanças provocadas pela ação do homem na natureza, seja pela resposta que a natureza dá a essas ações. (SILVA, 2015).

2.2 CONCEITO

São vários os conceitos para o termo meio ambiente, pois autores discutem a ambiguidade das palavras. Segundo Dulley (2015):

A partir do texto constitucional vigente, são inúmeras as interpretações existentes na literatura sobre o conceito de ambiente e meio ambiente. Assim é que, para alguns autores como Art (1998), dentro de uma visão mais estática, natureza é “termo genérico que designa organismos e o ambiente onde eles vivem: o mundo natural”. Por ambiente entende-se o “... Conjunto de condições que envolvem e sustentam os seres vivos na biosfera, como um todo ou em parte desta, abrangendo elementos do clima, solo, água e de organismos”, e por meio ambiente a “soma total das condições externas circundantes no interior das quais um organismo, uma condição, uma comunidade ou um objeto existe. O meio ambiente não é um termo exclusivo; os organismos podem ser parte do ambiente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (93.3 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com