TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Zoologia

Por:   •  4/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  830 Palavras (4 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Universidade de Brasília – FUP

Didática das Ciências

Profª: Juliana Caixeta

Aluno: Murilo Sérgio Ramos       mat.: 12/0162521

 

Resumo: Atividades investigativas no Ensino de Ciências: Aspectos Históricos e Diferentes Abordagens

Andreia Freitas Zômpero

Carlos Eduardo Laburú

Este texto Propõem diferentes tipos de abordagens e discursões a respeito das atividades investigativas no Ensino de Ciências, sob o ponto de vista de diferentes autores á Teoria de Aprendizagem. Apesar de essas atividades apresentarem diferentes abordagens, elas também possuem características que lhe são comuns, por exemplo, a existência de um problema a ser investigado, as hipóteses propostas pelos alunos, a percepção de evidências; a conclusão e a divulgação dos dados obtidos, assim como ocorre na Ciência.

O ensino de Ciências apresentou diferentes objetivos, principalmente por causa das mudanças ocorridas na sociedade, nas suas diferentes épocas, muitas tendências de ensino foram surgindo principalmente no Brasil, por exemplo, o inquiry, o ensino por investigação, que permite o desenvolvimento do raciocínio e das habilidades cognitivas dos alunos e, por conseguinte a cooperação entre eles, possibilitando a compreensão do trabalho científico.

A perspectiva de inquiry surgiu nos Estados Unidos e recebeu influência das ideias do filósofo John Dewey que se tornou símbolo para as ideias progressistas na educação científica. Essa pedagogia defendia o ensino centrado na vida, na atividade, aliando teoria e prática, sendo o aluno participante ativo de seu processo de aprendizagem. Outro aspecto relevante a ser considerado é que as ideias progressistas enfatizam a importância das interações socioculturais para a aprendizagem, que também é defendida por Vygotsky.

Para Dewey a criança já chega a escola com experiências já vivenciadas, e essa experiências não podem ser separadas da aprendizagem, e quando a experiência educativa é refletida a aquisição de conhecimento será seu resultado natural, a continua reorganização das experiências promove uma melhoria das novas aprendizagens.

Outro conceito importante na sua teoria é a antecipação que é gerada a partir de ideias, pois aas mesmas faz gerar as ações e posteriormente as experiências.

Já de acordo com Deboer (2006), a educação cientifica tinha um currículo clássico que enfatizava o estudo da Matemática e de Gramática. Já Chalmers (2000), diz que a Ciência indutiva começa partir de observações detalhadas para construir generalizações, assim os alunos observavam o natural e formulavam suas conclusões. A partir dessas observações indutivas começam a surgir as praticas em laboratório.

O filosofo Herbert Spencer acreditava que à utilização do laboratório poderia promover uma melhor compreensão dos fenômenos naturais, pois ofereciam informações mais claras e precisas sobre a natureza, as suas ideias positivistas resultaram na aplicação do método científico no ensino: observação, controle, previsão.

O químico Charles Eliot também defendia a utilização de laboratório, pois desenvolviam nos estudante habilidades de pensamento, incluindo comparação, discriminação e indução.

De acordo com Smith que o ensino com base em perspectivas investigativas apresentou três fases: descoberta ou abordagem heurística, na qual os estudantes teriam que explorar o mundo natural; a verificação, na qual os alunos teriam que confirmar fatos ou princípios científicos por meio da utilização do laboratório, e o inquiry. Neste último caso, os alunos não teriam que descobrir algo, mas por meio da utilização de método científico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (115.2 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com