TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Zoologia

Por:   •  5/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 2

Armando Santos De Oliveira Junior-RA:1221607-3

Ciências Biológicas-6ºSemestre-Noturno-PROFº.MS. JOÃO PIVA Crema ZOOLOGIA DOS CORDADOS TETRÁPODES

Questão:

  1. Com base no filme caminhando com os monstros, explique as mudanças morfológicas que ocorreram entre peixes e anfíbios; anfíbios e repteis; e entre os dinossauros e aves.  

O filme nos apresentou que o fator climático ajudou muito e foi de grande importância para o processo evolutivo de algumas espécies de peixes no período Devoniano, como a quantidade de água disponível diminuiu drasticamente, os mesmos para poderem sobreviver tiveram que partir para o ambiente terrestre, pois a competição entre as espécies era muito forte.

No início de seu ciclo de vida, os anfíbios vivem exclusivamente dentro da água e nesta fase, possuem a forma de alevino, (filhote de peixe), realizando somente a respiração branqueal, as larvas possuem cauda e linha lateral como os peixes, após a metamorfose eles deixam de depender exclusivamente do ambiente aquático para sobreviver e passam a viver também na terra, desde que o ambiente seja úmido.

Os mesmos não poderiam serem excluídos totalmente de seu ambiente aquático, pois sua pele resseca muito fácil com a falta de umidade, alguns anfíbios conseguiram desenvolver durante o período evolutivo, uma espécie de escamas epidérmicas que eram geradas pelo aumento de espessura da camada externa da pele, passou assim a impedir que o animal perdesse água e o ajudando a ficar mais tempo em terra firme, também foi possível notar que surgiram ossos, músculos e ombros, onde logo se tornaram seus primeiros membros.  

Com o tempo também surgiu uma camada externa de carbonato de cálcio que protegia os ovos, isso os permitiu com que houvesse a chance de se reproduzirem em ambientes terrestres, daí se originaram os primeiros répteis, que por sua vez criaram várias transformações morfológicas, principalmente com relação ao porte de alguns dos grupos, os grupos de porte grande, tornaram-se dominantes no ambiente terrestre, e deram origem aos primeiros dinossauros, com base em relatos do próprio filme.

Por um longo período de tempo os dinossauros dominaram a Terra, segundo o biólogo Luís Fábio Silveira, da Universidade de São Paulo (USP), "As aves são um subgrupo dos terópodes, (dinossauros bípedes e carnívoros) que sobreviveu", estes por sua vez chamaram a atenção, pois devido ao seu comportamento bípede e a existência de grupos como o Archaeopteryx, que possuía penas.

Estas penas originam-se de estruturas epidérmicas similares a das escamas dos répteis, uma cobertura plumosa que é muito provável que tenha dado origem a um revestimento isolante, um mecanismo importantíssimo na termorregulação em alguns dinossauros bípedes.  

Referências Bibliográficas:

Herton Escobar-O Estado De S.Paulo-USP-Instituto de Biociências-Só uma linhagem de dinos sobreviveu: a que deu origem aos pássaros, Link de acesso:    , acessado em 14/03/2015.

TRAJANO, E. Sarcopterygii: Conquista do Meio Terrestre, Amphibia. USP/Univesp. Link de acesso: Acessado em 14/03/2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (59.4 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com