TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Zoologia de vert

Por:   •  22/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  797 Palavras (4 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 4

Princípios de Zoologia de Vertebrados

Estudo dirigido

Prof. Ricardo Arturo Guerra Fuentes

1. Animalia é o nome que recebe o táxon que inclui todos os animais multicelulares. Animalia é o nome que dado a um grupo natural, a um grupo monofilético, ou seja Animalia é um clado. Desta forma o grupo Animalia inclui um ancestral exclusivo e todos os descendentes exclusivos deste ancestral.

Animalia está subdividido em dois grandes clados, Protostomia e Duterostomia. Uma das características utilizada para separar Protostomia e Duterostomia é a embriologia da mesoderme e a formação do celoma. Assim a embriologia da mesoderme e do celom em Protostomia é diferente do que em Deuterostomia.

Perguntas:

1a. O que é celoma?

1b. Descreva a embriologia da mesoderme e do celoma em Deuterostomia.

2. Deuterostomia é o grupo de animais no qual estão incluídos os táxons, Echinoderamata, Hemichordata, Urochordata, Cephalochordata e Craniata.  Nós, os
Craniata, compartilhamos um parentesco evolutivo muito mais próximo com alguns táxons de Deuterostmia. Com Urochordata, popularmente chamados tunicados ou ascídeas, e com Cephalochordata, também conhecidos como anfioxos.

Esta afirmação quer dizer que as hipóteses de relacionamento de parentesco mais atuais propõem que nós, os animais com um crânio, compartilhamos um ancestral comum e exclusivo com as ascídeas e com os anfioxos. Como somos todos descendentes do mesmo ancestral estamos agrupados no grupo chamado de Chordata.

Perguntas:

2a. A neurulação é o processo embriológico único do grupo Chordata e tem como resultado final a formação do tubo nervoso dorsal oco. Descreva o processo de neurulação?

2b. A notocorda nos Chordata é uma estrutura que serve de sustentação para o corpo. Ou seja a notocorda é um dos primeiros elementos esqueléticos que evoluiu na história dos vertebrados. Mas notocorda está presente ao menos em alguns dos estágios da vida das espécies de Urochordata, Cephalocordata e Craniata. Em quais estágios de vida destes três grupos ela está presente?

2c. Como a notocorda é utilizada em Urochordata, Cephalocordata e Craniata?

2d. Dentro de Craniata evoluiram as vértebras são estruturas que se formam em volta da notocorda. Todos os animais que tem crânio e que tem vértebras estão no táxon Vertebrata. Nas lampréias são elementos cartilaginosos isolados chamados de arcuália. Em nós mamíferos a vertebras são cartilagens ossificadas que se fusionam numa única estrutura denominada de coluna vertebral. Quais são as funções que as vértebras tem em animais como nós?

3. Os adultos de Urochordata e Cephalochordata são marinhos e se alimentam filtrando o alimento em suspensão na água. Descreva nestes dois grupos quais são as estruturas envolvidas na movimentação e retenção do alimento em suspensão da água?

4. O grupo dos Craniata é definido pela presença de um crânio. O crânio protege o sistema nervoso central, o encéfalo, e os órgão sensoriais. O crânio é uma estrutura que evoluiu na região anterior do corpo que foi adicionada aos arcos faríngeos durante a evolução do grupo.

Perguntas:

4a. Qual é o nome que recebe o tipo de tecido que surgiu inicialmente durante a evolução do crânio?

4b. Posteriormente durante a evolução dos vertebrados surgiu um novo tecido protegendo a região dorsal do crânio e envolvendo a região da cartilagem de Meckel, como nos Osteichthyes. Qual é o nome deste novo tecido?

4c. Estes dois tecidos diferentes do crânio tem um desenvolvimento embriológico diferente. Descreva esta diferença de desenvolvimento.

5. Os Craniata mais primitivos, como as feiticeiras, lampréias, e peixes fósseis ostracodermes, tem arcos faríngeos e crânio, mas não tem mandíbulas. Também são chamados de peixes sem mandíbulas, ou peixes agnathos. Mas as mandíbulas apareceram e evoluíram dentro do grupo dos Vertebrata. Todos os vertebrados que tem mandíbulas estão dentro do clado Gnathostomata.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (96.7 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com