TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Aferição de PH

Por:   •  11/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  986 Palavras (4 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO BRASÍLIA

CURSO:

TURMA: 3001

DISCIPLINA: SDE3769 - Bioquímica Aplicada

PROFESSORA: Camilla Santana

        

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

Giseli Alves Martins - 201902225481

        

30 de agosto de 2019.

AFERIÇÃO DE PH DAS SUBSTÂNCIAS

OBJETIVO

Verificar como é feita a aferição do PH usando uma técnica, mas para que possamos colocar em questionamentos outras técnicas.

INTRODUÇÃO

O que é um PH?

O PH está entre as propriedades físico-químicas mais importantes e mais frequentemente medidas em áreas de aplicação, como a saúde, o monitoramento e a segurança ambiental, e a bioquímica. É um parâmetro que descreve o grau de acidez (H+) ou de alcalinidade (OH-) de uma solução.

Qual a importância da acidez nos alimentos?

O controle do PH na indústria alimentícia busca garantir que os produtos tenham valor de PH que não propicie desenvolvimento de bactérias, especialmente as que oferecem risco à saúde. A maioria das reações bioquímicas e microbiológicas favorece a determinadas faixas de PH tornando indispensáveis as medições em todas as etapas dos processos, especialmente, para produtos de consumo humano.

O PH define a qualidade do produto, já que influencia na cor, na capacidade de retenção de água, na maciez da carne, entre outras.

O que o corpo humano tem a ver com o PH?

O PH do sangue deve ser ligeiramente alcalino (7.35 – 7.45), abaixo ou acima podem surgir sintomas e até mesmo doenças que afetam o nosso organismo.

Um organismo ácido (portador de acidose) traz consigo consequências que alteram seu equilíbrio (Homeostase), podem ser variados, tais como: Diminuição da capacidade de absorção de nutrientes, diminuição da produção de energia, diminuição da capacidade de reparação de células danificadas, aumento de células cancerígenas, entre outros.

A melhor forma de corrigir um corpo excessivamente ácido é mudar a dieta e o estilo de vida.

O que é alcalose metabólica?

É o acúmulo de bicarbonato (HCO3) no sangue, causado pela perda de ácidos, deslocamento intracelular de íons de hidrogênio, aumento da absorção de HCO3 nos rins.

Pode ser ocasionada por vômitos recorrentes, uso de diuréticos ou também perda renal de ácidos e excesso na ingestão de bicarbonato.

Os sintomas mais comuns são cefaleia, hipoglicemia, letargia, excitabilidade neuromuscular, as vezes delírios e convulsões.

O tratamento consistem em administrar soro fisiológico 0,9% aos que respondem ao cloro, até que eleve a  < 25 mEq/L e o PH urinário normalize.

Em caso mais graves e com insuficiência renal não podem ser submetidos à diálise, nesse caso usa-se ácido hidroclorido em solução a 0.1 a 0.2, será mais seguro e eficaz, mas deve ter monitoramento frequente da gasometria e eletrólitos.

MATERIAIS

Foi utilizado na prática pipeta pasteur, tubos de ensaio, estante e fita medidora de PH, Becker forma baixa.

MÉTODO

                                                                                                                                      Colocamos 3 substâncias diferentes em tubos de ensaios, sendo elas:

- Detergente puro – 20ml.

- Detergente – 15ml + 10ml de água.

- Limão puro – 17ml.

- Limão – 12ml + 10ml de água.

- Vinagre puro – 16ml.

- Viagre – 10ml + 3ml de água.

A técnica utilizada foi a Tira Universal de PH.

Também conhecidas como indicadores ácido-base, auxiliam na leitura do PH de soluções aquosas e líquidas. Sua medicação é realizada através de reagentes químicos contidos nas tiras que quando colocados em contato com a amostra permitem identificar o PH das soluções através de diferentes tons e cores no papel, dependendo do nível de acidez e alcalinidade que o material contém. Apresentam limitações em termos de exatidão e podem ser difíceis de interpretar corretamente em amostras coloridas ou escuras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (103 Kb)   docx (35.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com