TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Física Bacharelado Síndrome Metabólica

Por:   •  1/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.247 Palavras (5 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 5

ANDRÉ LUIS DOS SANTOS CONCEIÇÃO 8130470

                            Educação Física Bacharelado

                       Síndrome Metabólica

                 Bioquímica e Farmacologia

                             Virgínia Campos Silvestrini

                          Claretiano Centro Universitário

                                        Salvador-BA

                                                2021


ANDRÉ LUIS DOS SANTOS CONCEIÇÃO 8130470

                           Educação Física Bacharelado

                     Síndrome Metabólica

Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para disciplina Bioquímica e Farmacologia  como requisito para a obtenção de avaliação.

Orientador(a): Prof. Virgínia Campos Silvestrini

                                                 Salvador-BA

                                                         2021

1  INTRODUÇAO

 

            A Síndrome Metabólica tem sido alvo de muitos estudos, tema bastante discutido atualmente devido ao estilo de vida sedentário de uma grande parte da população. Ela pode ser definida como um grupo de fatores de risco inter-relacionados, de origem metabólica, que diretamente contribuem para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2. Ainda não se estabeleceu uma causa única ou múltiplas causas para o desenvolvimento da SM, mas sabe-se que a obesidade abdominal e a resistência à insulina parecem ter um papel fundamental no surgimento desta síndrome

2  OBJETIVOS

            Este trabalho tem como objetivo apresentar o que é a Síndrome Metabólica, compreender a classificação das biomoléculas e metabolismo bioquímico humano, bem como os fármacos utilizados para o tratamento e através disso transmitir a aplicação e compreensão dos estudos de bioquímica e farmacologia.

3  DESENVOLVIMENTO

3.1 BIOMOLECULAS

            As biomoléculas são formadas por átomos de carbonos e podem ser classificadas em orgânicas e inorgânicas. A principal característica das orgânicas é a composição dos átomos de carbono na base das moléculas que são no geral encontradas nos seres vivos, e em alguns casos podem também ser encontradas na natureza, sendo caracterizadas como biomassa. Já as inorgânicas são encontradas em sistemas não vivos na natureza, como água, sais minerais, gases e outros.

            O processo metabólico está ligado as biomoléculas e a produção de energia, pois toda vês que o ser humano realiza atividades com intensidade, acontece a perda de energia, e a glicose é a principal molécula que funciona como combustível energético no corpo dos seres vivos.

3.2  SÍNDROME  METABOLICA

            A Síndrome Metabólica é um conjunto de fatores de risco que se manifestam num indivíduo aumentando as chances de desenvolver doenças cardíacas, como derrames e diabetes. Alguns fatores contribuem para o seu aparecimento: genética, excesso de peso (principalmente na região abdominal) e a ausência de atividade física.

            A síndrome metabólica é uma doença da civilização moderna, associada à obesidade, como resultado da alimentação inadequada e do sedentarismo, sendo uma condição clinica complexa que implica no uso simultâneo de diversos  medicamentos.

            A obesidade é fator primordial para o desenvolvimento da Síndrome Metabólica, e a redução do peso corporal já trás muitas conseqüências positivas no organismo, como redução da glicemia e da pressão arterial, melhora da capacidade cardiovascular, melhora do perfil lipídico e da sensibilidade á insulina, diminuindo o risco de doença aterosclerótica. Mas quando não se tem bons resultados de forma natural, é importante tratar também de forma medicamentosa as patologias relacionadas ao distúrbio, com a intenção de proporcionar uma melhora ampla do quadro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (77.8 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com