TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Função dos Eletrólitos no Organismo

Por:   •  15/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.612 Palavras (7 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Pontifícia Universidade Católica – Goiás

Layla Nunes; Letícia Cardoso; Akila Raquel; Ana Elise Bueno;

3º Período de Biomedicina

Bioquímica e Biofísica III

Questionário

  1. Defina:
  1. Monossacarídeos.

São carboidratos simples; possuem entre 3 e 7 carbonos. São monômeros, ou seja, não podem ser hidrolisados. Geralmente possuem gosto adocicado e são sempre, solúveis em água. Exemplo as pentoses e monoses. São classificados quanto ao número de átomo de carbonos, ou por grupos funcionais (aldoses e cetoses).

  1. Oligossacarídeos:

São açucares formados pela união de dois monossacarídeos (sacarose, lactose e maltose). São solúveis em água. Os oligossacarídeos mais importantes são os dissacarídeos.

  1. Aldohexose:
    É um carboidrato é linear de fórmula C6H12O6, em que o carbono de um dos átomos da cadeia forma um grupo aldeído, e os demais carbonos estão ligados a uma hidroxila. Exemplo: Glicose.

  1. Esquematize a formação da fórmula cíclica da glicose e frutose.
  1. Como são formados os ácidos açúcares e álcool açúcar.

Os ácidos açucares são formados pela oxidação, quando ganha um oxigênio que se liga ao hidrogênio o carbono anómero. Os álcoois açucares são formados através da redução, quando ocorre ganho de hidrogênio. A dupla ligação do carbono anomérico com o oxigênio se rompe, e há entrada de hidrogênio.

  1. Oque são aminoaçúcares e qual a importância do ácido glicurônico no metabolismo da bilirrubina.

Aminoaçúcar é um monossacarídeo em que um dos grupos hidroxila é substituído por um grupo amina. O ácido glicurônico se liga a bilirrubina não conjugada, tornando- a hidrossolúvel. Está forma é secretada ativamente pelos hepatócitos para o interior dos caaliculos biliares formando a bile.

  1. Quais as características de um dissacarídeo e de um polissacarídeo.

Dissacarídeos são os únicos açucares de importância biológica, são do grupo polímeros de monoses do tipo oligossacarídeos formados pela união de duas monoses unidas pela ligação glicosídica. Ex.:  sacarose, maltose, isomaltose, celobiose e lactose.

Polissacarídeos são açucares do grupo polímero de monoses, que apresentam mais de 10 monoses, unidas por ligação glicosídica. São insolúveis em água, não tem sabor adocicado, não tem estrutura de cristal, são homoglinas. Ex.: Amido, glicogênio e celulose.

  1. Fale sobre a ligação glicosídica.

A ligação glicosídica é uma ligação covalente entre monoses para formar moléculas maiores. Ligação entre duas a dez moléculas maiores denomina- se oligossacarídeos. Entrou dois simples é dissacarídeos. Toda ligação glicosídica libera H2O.

  1. Descreva lactose e sacarose.

Lactose é um dissacarídeo formado por glicose e galactose, unidos por ligação 1, 4 alfa – beta glicosídica, enzima que quebra é a lactase.

A sacarose é um polímero de monose, do tipo oligossacarídeo do tipo dissacarídeo, formados por glicose e frutose por ligação 1, 2 alfa- beta glicosídica. Quebrada pela sacarase.

  1. A maior parte das vias metabólicas apresentam sistemas multienzimáticos.  Em que consiste tais sistemas.

Sistema de enzimas que funcionam sequencialmente catalisando reações consecutivas ligadas por intermediários metabólicos comuns. Podem envolver transferências de átomos de hidrogênio ou moléculas de água, podem estar associadas com estruturas supramoleculares e como as mitocôndrias e os ribossomos.

  1. Descreva de uma forma geral a via glicolítica, não sendo necessário descrever etapa por etapa, individualmente.

A glicólise/ via glicolítica corresponde a uma série de reações mediadas por enzimas nas quais a glicose é degradada para formar duas moléculas de piruvato.

  1. Para que serve a glicose no nosso organismo.

A glicose é importante fonte de energia, além de fazer parte de importantes vias metabólicas.

  1. Oque são GLUT e onde são encontradas.

GLUT é uma proteína transportadora de glicose que estão presentes nas membranas. GLUT 1 e 5 estão presentes nas membranas plasmática, nas células cardíacas, tecido adiposo e esquelética está a GLUT 4.

GLUT 1- Eritrócitos, rins e cérebro

GLUT 5- Intestino delgado

  1. Por que a fase de fosforilação da glicose na via glicolítica é conhecido como aprisionamento da glicose.

Porque uma vez que a glicose é fosforilada ela não consegue sair da célula e o seu único caminho é ir para via glicolítica.

  1. Qual a função da hexoquinase e por que sua ação é um processo irreversível.

A hexoquinase possui a função de adicionar fosfato a glicose, onde a mesma se torna irreversível pois não consegue sair da célula e seu único caminho é a glicólise.

  1. Quais os produtos formados na glicólise aeróbica.

Piruvato e 4 ATP sendo 2 desses ATPs utilizados no ciclo.

  1. Quais os destinos do piruvato.

Ciclo de Krebs, produção de alguns aminoácidos, metabolismo anaeróbico e gliconeogênese.

  1. Fale sobre a regulação da via glicolítica pela insulina e quando ela ocorre.

A insulina vai estimular a glicogênese e aumenta glicólise para que não haja falta de glicose  na célula.

  1. O que é gliconeogênese e glicogênese.

Gliconeogênese: é a rota pela qual é produzida glicose a partir de compostos não açúcares, sendo a maior parte deste processo realizado no fígado e uma menor parte no córtex dos rins.

Glicogênese: processo ativado pela insulina. Quando os níveis de glicose no plasma sanguíneo estão elevados, aí ocorre a síntese de glicogênio no fígado e nos músculos, onde as moléculas de glicose são adicionadas à cadeias de glicogênio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (121.4 Kb)   docx (586 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com