TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SEPARAÇÃO DE MISTURAS

Por:   •  25/3/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.606 Palavras (7 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE ANHANGUERA DE CASCAVEL - FAC

CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA MECÂNICA

ADAVILSON PFEIFER

EMERSON LUIZ PFEIFER

FABIO PUSCH EVANGELISTA

LUCAS MACHAJEWSKI

RODRIGO LEANDRO DA SILVA

SEPARAÇÃO DE MISTURAS

CASCAVEL - PR

2015

1 – Separação de Água e Óleo

        Este experimento realizado em laboratório de química tem como objetivo primordial a separação de dois líquidos, sendo eles, água (H2O) e óleo de cozinha. Como segundo objetivo, o controle do funil de separação, um dos instrumentos utilizados na experiência. Esta separação é denominada decantação, processo utilizado para separação de substâncias heterogêneas.

        Os instrumentos empregados neste experimento pelos integrantes do grupo foram:

- Funil de separação

- Suporte universal

-Argola de ferro

- Proveta

        Não só neste experimento, mas como em todos os outros, os alunos foram orientados a usarem roupas adequadas e obedecerem a regras essenciais para a segurança dos alunos.

        Neste primeiro, o professor que orientava a turma colocou uma quantia não determinada de óleo de cozinha primeiramente, e depois água, também sem obedecer a uma medida especifica, dentro do funil de separação, este que estava com a válvula fechada.

        Logo após isso, os alunos designados a conduzirem a separação fizeram uso do suporte universal e da argola de ferro posicionando o funil de separação nos mesmos. Após pouco mais de um minuto, todo o óleo presente no funil, e que havia sido colocado por primeiro, já estava sobre a água. Isto se deve ao fato da água ser mais densa que o óleo.

        Com toda a água na parte inferior, uma proveta graduada foi posicionada logo abaixo da ponta do funil, assim, um aluno abria lentamente a válvula do funil para que toda a água que se depositava no fundo fosse transferida para a proveta. Já na primeira tentativa obteve-se êxito e somente o óleo de cozinha ficou no funil de separação, enquanto toda a água foi transferida para a proveta graduada e as seguintes medidas foram obtidas nesta mesma proveta.

                - 100 ml de água (H2O)

                - 97 ml de óleo de cozinha

        Após isto os líquidos foram novamente colocados no funil de separação para que o próximo grupo conduzisse o mesmo experimento.

2 – Separação de Água e Sal de cozinha

        Neste experimento também realizado em laboratório de química teve como objetivo a separação de uma mistura homogênea de água (H2O) e sal de cozinha (NaCl).

        Os instrumentos empregados neste experimento pelos integrantes do grupo foram:

- Béquer

- Tela de amianto

- Tripé de ferro

- Bico de bunsen

-Isqueiro

- Termômetro químico

- Espátula

- Balança digital

        Aqui, havia uma solução já saturada de água e sal em um recipiente. Um integrante de cada bancada foi instruído a encher um béquer com esta solução na medida de 300 ml. Podia-se perceber a olho nu que a água já não podia dissolver o sal. O objetivo neste experimento era separar o sal contido na água utilizando o método de fervura, sendo assim, separação por evaporação.

        Com 300 ml da solução separada em um béquer, foi disposto o tripé de ferro e a tela de amianto sobre o bico de buncen já aceso onde o recipiente foi posicionado sobre. Aos vinte minutos de fervura foi verificada a temperatura, que mostrava 101ºC naquele momento. O béquer foi ao fogo às 19h40min, e precisou ser interrompido às 21h20min, no entanto ainda havia muita água a ser evaporada. A partir daí o laboratorista responsável conduziu o experimento com o objetivo de evaporar toda a água presente no béquer para que enfim fosse pesado o sal que restou no interior do recipiente.

        Como orientados, no dia seguinte retornamos ao laboratório para pesar o sal. Apesar do tempo em que ficou o béquer sobre o bico de buncen, a água ainda não havia evaporado por completo, devido ao risco do vidro se partir com a incidência do calor. Para uma total evaporação, o recipiente deveria ter sido colocado em uma estufa. Mesmo assim retiramos o excedente da água e logo após foi feita a raspagem deste sal utilizando uma espátula e colocando-o em um novo béquer para a pesagem. Como a substância se mostrava ainda úmida não obtivemos um peso exato do sal restante.

        Utilizando uma balança digital o peso do sal ficou em 134,1 g.

3 – Separação de Água e Gasolina

        O objetivo neste experimento era a separação por completo das substancias, em especial da gasolina, se utilizando da extração por solventes, e também a verificação das reações decorrentes dessa mistura.

        Os instrumentos utilizados foram:

- dois cilindros graduados (proveta)

        Um experimento aparentemente simples, mas complexo se observarmos as reações químicas que ocorrem. O professor colocou 31 ml de gasolina dentro de uma proveta e pediu ao aluno que colocasse a mesma medida de água junto com a gasolina, o que totalizou 62 ml da substância.

        O Liquido foi submetido a uma leve agitação para que ocorressem as reações. Ao deixar em repouso por pouco mais de 1 minuto já observamos que a gasolina havia se separado da gasolina, Isso se deve a diferença de polaridade e no tipo de forças intermoleculares. O etanol possui uma parte polar e outra apolar, assim a sua parte apolar é atraída pelas moléculas da gasolina, que também são apolares, pela força de dipolo induzido. Mas a sua parte polar, caracterizada pela presença do grupo OH, é atraída pelas moléculas de água, que também são polares, realizando ligações de hidrogênio que são bem mais fortes que as ligações do tipo dipolo induzido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (78.6 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com