TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA DO CÓRREGO BREJO COMPRIDO NO PARQUE CESAMAR EM PALMAS-TO

Por:   •  3/9/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.299 Palavras (10 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 10

ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA DO CÓRREGO BREJO COMPRIDO NO PARQUE CESAMAR EM PALMAS-TO

Acadêmicas: Egmara de Aquino, Érika Rogério, Fernanda Silva, Joisimara Cirqueira, Joyce Aires.

PALMAS-TO

2016

Acadêmicas: Egmara de Aquino, Érika Rogério, Fernanda Silva, Joisimara Cirqueira, Joyce Aires.

 ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA DO CÓRREGO BREJO COMPRIDO NO PARQUE CESAMAR EM PALMAS-TO

Projeto de Pesquisa apresentado na disciplina de Instrumentalização Científica, do Centro Universitário Luterano de Palmas, como requisito principal à nota a ser obtida em avaliação de grau 2. Professora Dra. Orientadora: Dayane Otero Rodrigues.

PALMAS-TO

2016

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

1.1        PERGUNTA PROBLEMA        5

1.2        HIPÓTESES        5

1.3        JUSTIFICATIVA        5

2        OBJETIVOS        6

2.1        OBJETIVOS GERAL        6

2.2        OBJETIVOSESPECÍFICOS        6

3        REFERENCIAL TEÓRICO        7

3.1        MICRORGANISMOS PRESENTES NA ÁGUA        7

3.2        ÁGUA COMO MEIO DE TRANSPORTE DE DOENÇAS        7

3.3        ANÁLISE SEGUNDO A RESOLUÇÃO DO CONAMA N° 274        8

4        METODOLOGIA        9

4.1        DESENHO DO ESTUDO        9

4.2        AMOSTRA EM PESQUISA        9

4.3        INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS        9

4.4        ANÁLISE LABORATORIAL        9

5        DISCURSÃO E RESULTADOS        11

6        CONCLUSÃO        13

REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO        14


  1. INTRODUÇÃO

A água é fonte de vida na Terra, sendo essencial para a sobrevivência humana, animal e vegetal. No Planeta Terra a água está em abundância, são de vários tipos, doce, salgada, em forma de gelo e as águas subterrâneas, a quantidade dessas águas na Terra foi descrita por Walter, Manual Global de Ecologia (1996, p. 157)

Sabe-se que as águas cobrem três quartos da superfície da Terra, no entanto mais de 97% da água do planeta é salgada e menos de 3% é doce. Desta, 77% estão congelados nos círculos polares, 22% compõem-se de águas subterrâneas e a pequena fração restante encontra-se nos lagos, rios, plantas e animais.

A cidade de Palmas ao ser planejada, teve como objetivo preservar a natureza mesmo no setor urbano com o intuito de promover à população um ambiente de lazer, cultura e esporte. O Parque das Águas Cesamar Lázaro da Silveira foi desenvolvido no Plano Diretor Sul de Palmas e ocupa uma área de 155,94 hectares às margens do Córrego Brejo Comprido.

A importância da análise microbiológica da água, visa a identificação de microrganismos que não podem ser vistos a olho nu. Com base nisso, o objetivo da pesquisa é avaliar a água do Córrego Brejo Comprido, no Parque Cesamar para fins recreativos, que no entanto, visualmente já se é perceptível que o córrego apresenta característica de uma água que não está adequada para uso recreativo.

Como apresentado, a água doce é a única utilizada para manutenção das espécies no Planeta. Presente em lagos e rios, ela está a ser alvo de contaminação e poluição devido ao crescimento de áreas urbanas causando impacto ambiental sobre a mesma, podendo transmitir agentes infecciosos. Por ser a fonte da vida, a água está presente em nosso dia a dia e ocasiona sérios riscos à saúde em decorrência da sua contaminação. São inúmeras as doenças causadas por veiculação hídrica. Sendo elas cólera, leptospirose, paratifoide, hepatite infecciosa.


  1. PERGUNTA PROBLEMA

A água do Córrego Brejo Comprido no Parque Cesamar em Palmas-TO está apropriada para uso recreativo?

  1.  HIPÓTESES

O Córrego Brejo Comprido, no Parque Cesamar em Palmas-TO, apresenta característica visual de uma água que não está adequada para uso recreativo, devido a presença de animais à beira do córrego e visita constante de pessoas.

  1.  JUSTIFICATIVA

O Parque Cesamar é um dos principais pontos turísticos e de lazer da cidade de Palmas-TO. A relevância do estudo é a analise atual de contaminação do Córrego Brejo Comprido muito utilizado para recreação como por exemplo o pedalinho. Tendo como objetivo contribuir para a adoção de medidas que previnam maiores contaminações da água e fiscalizações que mantenha esse ambiente aquático com qualidade ambiental.

 Com o desenvolvimento do estágio e a avaliação sobre à contaminação da água do parque Cesamar, analisa-se que há inúmeras possibilidades de transmissão de doenças através da mesma. O presente trabalho contribui para o desenvolvimento sustentável de todos os residentes da cidade de palmas. A principal ferramenta para eclodir esse desenvolvimento é com a análise microbiológica da agua do lago do Parque Cesamar de Palmas-TO.

  1. OBJETIVOS

  1. OBJETIVOS GERAL

            Avaliar a qualidade microbiológica da água do Córrego Brejo Comprido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (150.9 Kb)   docx (44.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com