TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA BIOQUIMICA HUMANA

Por:   •  9/3/2022  •  Resenha  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  1.523 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA

BIOQUIMICA HUMANA

Nome: Roseli da Motta Siqueira

Matrícula: 28297457

Curso: Estética e Cosmética

O que é e como atua uma enzima?

As enzimas são proteínas que catalisam reações químicas as quais ocorrem em seres vivos. Atuam controlando a velocidade e regulando as reações que ocorrem no organismo. Sem as enzimas, muitas reações seriam extremamente lentas. Elas catalisam reações químicas especificas atuando sobre substratos específicos e em locais específicos desses substratos. Ação das enzimas pode ser influenciada por alguns fatores como a temperatura elevada.

As enzimas são moléculas polipeptídicas responsáveis pela catálise das reações químicas no metabolismo dos seres vivos e atuam sobre substratos que são modificados para dar origem aos produtos de reação.

Como é feito o controle de sua atividade?

A atividade da maioria da enzima pode ser regulada por modificações covalentes, tais como a adição de grupos fosfato a resíduos de Serina, treonina ou tirosina. As enzimas podem ser reguladas por outras moléculas que aumentam ou reduzem sua atividade. O que podem afetar ou controlar sua atividade são o pH e da temperatura e concentração. Mudanças bruscas do pH e temperatura podem inativar completamente uma energia. Temperaturas altas podem fazer que uma enzima perca sua forma e pare de funcionar.

O que são inibidores enzimáticos e como eles agem?

A inibição enzimática são as moléculas que diminuem a atividade de uma enzima, ou seja, a velocidade de uma reação enzimática provocada por uma molécula, que por sua vez provocam essa ação inibitória que são chamadas de inibidores e podem ser tanto constituintes da própria célula como podem ser substâncias estranhas a ela. Um inibidor pode se ligar a uma enzima e bloquear a ligação do substrato, que ao se ligar ao sítio ativo. Isso é chamado de inibição competitiva, porque o inibidor compete com o substrato pela enzima.

Na inibição não competitiva, o inibidor não impede o substrato de se ligar ao sítio ativo, dessa forma ele se liga a outro sítio e impede a enzima de realizar seu trabalho.

Explique como uma modificação genética pode influenciar a atividade enzimática.

Nesse mecanismo as enzimas reconhecem o DNA alterando e se unem a ele, cortando e eliminando a cadeia onde está o defeito. Em seguida, outras enzimas específicas produzem, tendo como modelo a cadeia complementar, que não contêm erros, substituindo a parte defeituosa.

Os erros inatos do metabolismo, são alterações enzimáticas de origem genética responsáveis por manifestações metabólicas em que há falha de síntese, degradação, armazenamento ou transporte de moléculas no organismo. Como existem várias doenças com esses erros inatos do metabolismo, então, vou escrever sobre a fenilcetonúria que é uma alteração genética pelo acúmulo de fenilalanina no sangue, e pode ser diagnosticada logo após o nascimento por meio do teste do pezinho, que permitirá um tratamento precoce da fenilcetonúria, segundo médico especialista não tem cura, mas com o tratamento o controle da alimentação é capaz de garantir ao paciente próximo da normalidade. Os recém-nascidos não apresentam sintomas, porém os sintomas surgem alguns meses depois como feridas na pele semelhante a eczema, odor no suor e na urina, náusea e vômito, pode causar danos neurológicos, atraso mental graves, convulsões etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (58 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com