TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA DE BIOQUÍMICA

Por:   •  13/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA DE BIOQUÍMICA HUMANA

 

Júlia Cristina da Silva

01528276

Curso Superior Tecnólogo em Estética e Cosmética

O que é, e como atua uma enzima?

As enzimas são proteínas específicas, presente no interior das células, catalisadoras biológicas responsáveis por aumentar a velocidade de uma determinada reação química, participam transformando quimicamente substratos em produtos durante reações essenciais para os sistemas vivos.

Como é feito o controle de sua atividade?

São reguladas por outras moléculas que aumentam ou diminuem sua atividade. As moléculas que aumentam a atividade das enzimas são chamadas de ativadoras, as que diminuem são chamadas de inibidoras.

O que são inibidores enzimáticos e como eles agem?

Os inibidores enzimáticos, também denominados de venenos, são moléculas que impedem a atuação das enzimas, são designados reversíveis desde que o complexo que formam com a enzima não seja permanente. Os que se unem à enzima de forma permanente, inativando-a, denominam-se inibidores irreversíveis.

Explique como uma modificação genética pode influenciar a atividade enzimática?

A modificação genética é responsável por recombinar a composição genética a fim de produzir novos organismos ou corrigir falhas através da transferência de genes. As enzimas de restrição são importantes nesse processo pois através delas é possível identificar, replicar, sequenciar e cortar isoladamente pontos específicos do DNA, que podem ser introduzidos no genoma, sendo possível fazer uma edição dos genes e até mesmo desligar ou silenciar o mesmo.

Frutosemia

A Frutosemia se trata de uma intolerância à Frutose, que é o açúcar encontrado nas frutas, vegetais, cereais e mel, é uma doença metabólica causada pela ausência da enzima frutose-1-fosfato aldolase.

É uma doença rara de herança autossômica recessiva, que prejudica a absorção da frutose por defeitos nos transportadores desse açúcar no intestino, o que leva a um acúmulo de frutose no fígado, rim e intestino delgado. Algumas pessoas com esse distúrbio digestivo são extremamente sensíveis, já outras podem consumir moderadamente.

Pessoas com essa doença apresentam sintomas como dor abdominal, náuseas, vômitos, letargia, sudorese, hipoglicemia após ingerir frutose, entre outros dependendo de cada caso. A ingestão prolongada pode levar a falência hepática, renal ou morte.

É possível diagnosticar com teste de tolerância a frutose, no qual uma carga oral de frutose leva, primeiramente, a uma diminuição do fosfato sérico e, por conseguinte, diminuição da glicose plasmática, também pode ser feita a dosagem de aldolase e testes genéticos. O quadro pode evoluir para apatia, crises convulsivas e até coma, caso o diagnóstico seja tardio.

O único tratamento é a exclusão de todo alimento que contenha frutose, essa dieta deve ser mantida por toda a vida, suplementando a alimentação com vitamina C, pois muitos alimentos que contém esta vitamina serão excluídos.  

Referências:

ROCHA, Katiucha. “Enzimas” Bioquímica Humana. Pág. 30. e-Book Ser Educacional. Disponível em: Inicialização LTI (blackboard.com) Acesso em 05 de setembro de 2022.

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Enzimas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/enzimas.htm. Acesso em 05 de setembro de 2022.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (57.6 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com