TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA BIOQUÍMICA HUMANA

Por:   •  3/4/2022  •  Resenha  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA BIOQUÍMICA HUMANA

Nome Completo: Vitoria Muniz Silva

Matrícula: 28280931

Curso: Farmácia

O que é e como atua uma enzima?

  Enzimas são proteínas catalisadoras que aceleram processos químicos dentro de um organismo. Ex.: Digestão. Elas agem por meio de interações como pontes de hidrogênio e hidrofobias nos sítios de transição, regularizando a velocidade das ações físico- químico em substâncias especificas e diminuindo a ativação das reações, sem perder a qualidade.

Como é feito o controle de sua ação?

  As enzimas são controladas por moléculas que podem aumentar sua atividade, nomeadas de ativadoras. Ou diminuir, as inibidoras. Essas ações são reversíveis.

O que são inibidores enzimáticos e como eles agem?

  Os inibidores enzimáticos são moléculas que diminuem a atividade das enzimas de forma reversível. Os inibidores enzimáticos podem atuar de duas maneiras, a competitiva, que consta em uma competição com o substrato da enzima pelo centro ativo, que podem ser ligados em um dado momento ocorrendo a inibição enzimática. E de modo não competitiva, isto é quando o inibidor interage com outro sítio ativo enzimático, permitindo a ligação com o substrato, porém impedindo que enzima realize sua função.

Explique como as modificações genéticas podem influenciar a atividade enzimática.

  A modificação genética recombina a composição gênica. As enzimas catalisadoras replicam, identificam, sequenciam e cortam pontos de DNA. Em casos de mudanças gênicas este processo sofre alterações que podem comprometer o funcionamento e a presença das enzimas e a vida do indivíduo. Como por exemplo, os portadores de Mucopolissacarídeos.

FIBROSE CÍSTICA

  A Fibrose Cística é uma doença crônica ocasionada por alterações mutagênicas no gene Regulator Transmembrane Condutance Cystic Fibrosis. É uma patologia multissistêmica que agride as glândulas, acarretando a produção excessiva de secreções como suor e muco.

  Os sintomas da Fibrose Cística podem variar de acordo com o grau da doença e a idade do indivíduo. Contudo, normalmente são apresentados sinais como: Desnutrição, dificuldade em ganhar peso, frequentes tosse com catarro, desidratação, infecções respiratórias frequentes, baixa densidade óssea e outros indicativos. Vale a pena salientar que em homens e mulheres há a dificuldade na reprodução.

  As eventuais mudanças no metabolismo que podem acontecer na FC são comumente apresentados a dificuldade das enzimas catalisadoras de realizarem seu trabalho durante a digestão, isto implica no aparecimento da Diabetes Mellitus e alterações otorrinolaringológicas como obstrução nasal e dores faciais. Isto pode gerar sequelas irreversíveis na vida do portador.

  O diagnostico da Fibrose Cística podem acontecer por meio do teste do pezinho ampliado no recém-nascido e pelo teste do suor, no qual, verifica-se a presença do cloro na transpiração.

  Enquanto o tratamento da FC é baseado na reidratação e nutrição do individuo, além da reposição de sódio. Isto se torna capaz possível por meio da boa alimentação, prática de esportes, suplementação enzimática, inalações diárias com soro fisiológico e medicações para auxiliar o trato intestinal e seu funcionamento devido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (54.3 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com