TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE DA AULA DE BIOQUIMICA DA NUTRIÇÃO

Por:   •  11/2/2021  •  Trabalho acadêmico  •  887 Palavras (4 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE 1 DA AULA 1 DE BIOQUIMICA DA NUTRIÇÃO

  1. O cádmio (Cd++) é um mineral inerente ao corpo humano? Porque? E o magnésio (Mg++)? Cite uma função do Mg++ se ele for importante para o organismo humano.

Não, pois o Cádmio é um metal raro e muito tóxico ao organismo humano. Sua ingestão ocorre através de alimetos, principalmente de origem aquatica, e quando em grandes quantidades no organismo, armazena-se nos rins e nas paredes das artérias, podendo acarretar em problemas no metabolismo de cálcio, gerando complicações: descalcificações e reumatismos, destruição do tecido testicular e das hemácias sanguíneas. A explicação Bioquímica para os efeitos do cádmio, é que esse metal inativa numerosos sistemas enzimáticos, por ligar-se aos grupos sulfidril das moléculas de proteína.

Já o Magnésio, é um dos minerais mais abundantes no nosso corpo e é essencial para que possamos nos manter saudáveis. Pois este mineral é utilizado na síntese de proteínas, no transporte de energia, contribui para o funcionamento de algumas enzimas essenciais (todas as que necessitam de vitamina B1), para o equilíbrio do cálcio, potássio e sódio. E sua carência, ocasiona alterações do ritmo cardíaco, má circulação sanguínea, irritabilidade, espasmo muscular, gases, cálculos renais e convulsões.

  1. Cite pelo menos quatro aminoácidos que servem para a síntese de outros compostos que não só a proteína. Cite uma função de cada um desses compostos que você escolheu.

Tirosina - utilizado na síntese da adrenalina, neurotransmissor do corpo humano. Como função, constitui parte importante das proteínas que intervêm em processos de transdução de sinais na célula;

Lisina - atua na síntese de hormônios e anticorpos. Como função,  ajuda no crescimento ósseo, auxiliando na formação de colágeno;

Triptofano - atua na síntese do neurotransmissor serotonina. Como função, compõe as α-hélices que ancoram proteínas transmembranares à membrana plasmática

Glutamato - sintetiza funções cognitivas no cérebro, como a aprendizagem e a memória. Como função, participa da produção de metabolitos como o piruvato ou o oxaloacetato, que participam em vias metabólicas como a gliconeogénese, a glicólise ou o ciclo dos ácidos tricarboxílicos;

  1. Qual o único aminoácido, dos 20 aminoácidos padrões, que não pode ser classificado como D ou L? Porque?

 A Glicina (Gly/G). Pois todo aminoácido possui uma fórmula comum básica, definida pelos grupos amino e carboxila ligados ao carbono alfa, onde também se liga um átomo de hidrogênio (H) e o grupo R, que varia de acordo com cada aminoácido. Assim, o carbono α é assimétrico, por possuir quatro ligantes diferentes, todavia o grupo R da glicina é um átomo de hidrogênio e o arranjo tetraé-drico dos orbitais de ligação em volta do átomo de carbono α ocupa apenas um arranjo espacial único, configurando este como simétrico e, portanto, esse aminoácido não têm dois estereoisômeros possíveis.

4) Quando um aminoácido é utilizado como fonte de energia (ATP), ele perde seu grupo amino NH4+. Em que esse grupo é transformado e em qual órgão isso ocorre?

A maioria dos aminoácidos são sintetizados no Fígado, e o grupo amino (NH4+) é excretado na forma de uréia (ou ácido úrico) na urina.

  1. Escreva o nome de pelo menos cinco aminoácidos com suas siglas e letras correspondentes e classifique o grupo R de cada um deles.

Alanina (Ala/A) - Grupo R alifático, apolar

Tirosina (Tyr/Y) - Grupo R aromático

Serina (Ser/S) - Grupo R polar, não carregado

Lisina (Lys/K) - Grupo R polar, carregado possitivamente

Aspartato (Asp/D) - Grupo R polar, carregado negativamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (70.7 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com