TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA

Por:   •  7/8/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.615 Palavras (11 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL

[pic 1]

ANDERSON SALES DA SILVA FARIA

ELAINE DE FATIMA DOS SANTOS

MILENA SUCCI DOS REIS

TATIANE MARIA COTRIM

ATPS: ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA

SANTA BARBARA D’ OESTE

2013

FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL

ANDERSON SALES DA SILVA FARIA, RA: 6622358266.

ELAINE DE FATIMA DOS SANTOS, RA: 1299194320.

MILENA SUCCI DOS REIS, RA: 6622364662.

TATIANE MARIA COTRIM, RA:7234524857.

ATPS: ATIVIDADE PRÁTICA E SUPERVISIONADA

Primeira e segunda etapa da atividade pratica supervisionada com os seguintes temas: Propriedades das Soluções Aquosas. E Unidades de Concentração, supervisionado pelo professor Jean, sendo a matéria de Química Aplicada.

SANTA BÁRBARA D’ OESTE

03 de setembro de 2013

RESUMO

No curso superior em Biomedicina, a atividade prática supervisionada, sendo a primeira e segunda etapa, terá como foco demonstrar as principais funções ou acontecimentos, sendo eles positivos ou negativos, do teor de sódio e potássio em nosso organismo. E também a funcionalidade da água em nosso sistema corporal como solvente ideal biológico.

Palavras chaves: Funções; Sódio; Potássio; Água.

ABSTRACT

In the degree in Biomedicine activity supervised practice, the first and second stage will focus on showing the main functions or events, being positive or negative, of sodium and potassium in our body. And also the functionality of the water in our body system as ideal organic solvent.

Keywords: Roles, Sodium, Potassium, Water.

        

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...................................................................................................6

DESENVOLVIMENTO.......................................................................................7

CONCLUSÃO..................................................................................................21

BIBLIOGRAFIA................................................................................................22


INTRODUÇÃO

A primeira e segunda etapa da atividade pratica supervisionada demonstrara os principais conceitos do potássio e o sódio em nosso organismo, da forma que age, de maneira positiva ou negativa que ambas fazem em nosso corpo, através de demonstrativos de produtos industrializados ricos em sódio, e também produtos naturais compostos com potássio, fazendo assim uma comparação para a conclusão do qual é pertinente ou acessível a estar consumindo para o bem estar de toda a saúde da população, sendo assim com dados comparativos comprovando a realidade da consumação de produtos. E também a importância do solvente universal, sendo ele a água, de forma transportadora de nutrientes para o nosso organismo, mostrando totalmente a sua grande função e importância para todos nós.


DESENVOLVIMENTO

 O potássio é um mineral essencial para garantir o funcionamento de todas as células, dos tecidos e dos órgãos do corpo humano. Desempenha papel fundamental na contração muscular. Estudos comprovaram que este mineral ajuda a reduzir a pressão arterial.

Para manter o equilíbrio ideal de potássio no organismo, é necessário controlar os níveis de sódio e magnésio no sangue. Uma ingestão excessiva de sódio comum em dietas ocidentais que utilizam muito sal pode ocasionar a necessidade do organismo em relação ao aumento de potássio que serve para neutralizar o efeito prejudicial do sal.

  • ETAPA 1

Alimentos Ricos em Potássio

O nível recomendado de ingestão de potássio para um adulto saudável é 4.700 Mg por dia.

1. Batata (média) – 952 miligramas de potássio
2. Molho de tomate (1 xícara) – 811 mg
3. Feijão branco (1/2 xícara) – 595mg
4. Batata doce (média) – 542 mg
5. Abacate (metade) – 507 mg
6. Leite de cabra (1 xícara) – 498 mg
7. Soja (1/2 xícara) – 485 mg
8. Beterraba (1 xícara/ralada) – 442 mg
9. Damasco (1 xícara/fatiado) – 427 mg
10. Tomate (1 xícara/ fatiado) – 427 mg
11. Banana (média) – 422 mg

                       [pic 2]

Manter uma dieta equilibrada, consumir produtos de procedência natural e menos industrializados, ingerir mais potássio são hábitos que ajudam a equilibrar e reduzir a pressão arterial tão importante para a qualidade de vida. Uma das suas funções é regular juntamente com o sódio a entrada e saída de água de nosso organismo. Assim como o cloro e o sódio, está envolvido no balanço e distribuição de água, no equilíbrio osmótico, no equilíbrio ácido-base e na regulação da atividade neuromuscular. Promove, também, o crescimento celular. É requerido para a síntese de proteínas, para o metabolismo dos carboidratos e lipídios, sendo ativador de um grande número de enzimas.

Alimentos ricos em sódio

[pic 3]

O sódio é um mineral presente em diversos alimentos, mas é constituinte principal do sal de cozinha (cloreto de sódio NaCl).

Se consumido em grandes quantidades, este mineral pode prejudicar a saúde. O sódio participa de funções básicas no corpo, como equilíbrio ácido-base, equilíbrio de água no organismo, contração muscular, impulsos nervosos, ritmo cardíaco, entre outros, sendo então fundamental para a saúde física.

Estudos realizados pela Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia) focalizou a quantidade de consumo de sódio pela nação. De acordo a pesquisa, os alimentos industrializados correspondem á 23,8% do total do consumo, entretanto 71,5 % do nutriente provêm do sal de cozinha. O estudo concluiu que a maior parte do sódio por adição de sal é de cosumo residencial (59,7%) e o que restou foram 11,8% do sal consumido em refeições feitas fora de casa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (275.6 Kb)   docx (129.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com