TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicações Bioquímicas dos Transgênicos:

Por:   •  16/11/2022  •  Resenha  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 3

Transgénicos são organismos que recebem genes de outros organismos para que haja a modificação de suas características naturais, uma planta por exemplo pode se tornar mais produtiva ou ser adaptada para resistir a situações diferentes que sua origem. (AGÊNCIA SENADO, 2017).

Segundo o site Croplife Brasil (2020), os transgênicos são desenvolvidos com técnicas de recombinação, aplicação e clonagem de DNA, o que permite transferir, copiar e identificar genes e fragmentos de organismos. Seu primeiro uso foi em 1990, fazendo melhoramento de plantas mais tolerantes a herbicidas e insetos, beneficiando os produtores rurais, reduzindo custos e aumentando o rendimento de culturas.

Ao decorrer dos anos, foram sendo aplicadas novas características às plantas, como ganhos nutricionais, desenvolvimento de novas variedades e ganhos no processo fotossintético e metabólico. (Croplife Brasil, 2020).

Os transgênicos possuem uma série de vantagens como maior produtividade, redução de custos, aumentos no potencial nutritivo do alimento, resistências a pragas e doenças de lavouras, aumento na tolerância das plantas às condições adversas de solo e clima e redução do uso de agrotóxicos. além disso temos como desvantagens o desenvolvimento de doenças e desequilíbrio ambiental. (MAGALHÃES, 2021).

Todos os alimentos transgênicos e seus derivados, devem possuir no rótulo identificação para alertar ao consumidor que se trata de um alimento transgênico, previsto em lei, no Brasil, produtos que possuem até 1% desses componentes devem ser identificados, inclusive produtos de origem animal que tenha sidos alimentados por rações transgênicas, previsto no Decreto n 4.680/03. (MAGALHÃES, 2021).

Adentrando na aplicação da biotecnologia na agricultura, podemos identificar a importância que a transgenia tem no desenvolvimento de melhorias para a atividade, como: produção de insumos (fertilizantes, sementes e agrotóxicos), melhoramento de plantas e processamento de alimentos interligando a bioquímica, biotecnologia com os transgênicos. (BATISTA, 2021).

De acordo com DELATORRE (2005), para se produzir uma planta transgênica, deve ser realizado um estudo de identificação das características presentes nos segmentos do DNA, aliados ao aprimoramento das técnicas de manipulação do DNA, os

estudos contribuem para um melhor desenvolvimento da transgenia. Durante o processo de transgenia, se isola o que segmento do DNA, que confere as características de interesse, e posteriormente se inclui promotores para que a característica desejada se instale naquele DNA. Por fim, o DNA é incorporado ao genoma do organismo que se deseja modificação, essa técnica é realizada em sementes, por exemplo.

Já a transferência de genes, necessita de técnica específica, aqui citaremos duas: a direta que consiste na inserção do DNA nu nas células do organismos, assim permite que essas plantas se desenvolvam por completa todas as características do segmento, e a indireta que se realiza a transferência do gene primeiro para uma bactéria, que naturalmente infecta a planta, transferindo o DNA, assim levanto o gene para o genoma da planta receptora. Deve se ter ciência que independente da tecnologia adotada, o objetivo é juntar os dois DNAs, formando uma planta transgênica. (DELATORRE,2005).

REFERÊNCIAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (46.8 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com