TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CASOS CLÍNICOS DE BIOQUÍMICA

Por:   •  14/8/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.360 Palavras (6 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 6

CASOS CLÍNICOS - BIOQUÍMICA

1) Um professor de 61 anos de idade, membro da faculdade de medicina, foi homenageado com uma honrosa distinção. Na manhã seguinte à cerimônia, e, após alguns excessos durante a festa que se seguiu, notou uma dor aguda no cotovelo esquerdo que foi piorando até ser necessária a hospitalização.

Exame físico: não revelou sinais de doença; Artralgia metatársica como queixa prévia; Temperatura 39ºC; Pulso 90; Urina: pH  4,5, proteínas ++, exame microscópico: presença de material cristalino; Urina 24h: conteúdo ácido úrico = 11,8 mg/dl (normal: 2,5 – 8 mg/dl)

A. Como ocorre e qual é o produto final do catabolismo das purinas e pirimidinas?

No catabolismo das purinas, há uma reutilização dos nucleotídeos presentes na células pela ação de enzimas como a fosforribosiltransferase e hipoxantina-guanina. O que sobrou da guanina é desaminado, produzindo xantina. A hipoxantina não utilizada também é transformada em xantina, e sofre reações oxidativas até o urato. A enzima xantina oxidase catalisa tanto a reação de transformação da hipoxantina em xantina, quanto a reação de transformação da xantina em ácido úrico, e pode ter sua ação modificada de acordo com os medicamentos e alimentos acima assinalados.

         Já as pirimidinas, assim como parte das purinas, sofrem desaminação, mas também sofrem clivagem de ligações glicosídicas. O nucleotídeo timina e o ribonucleotídeo uracila são reduzidos, sofrendo uma degradação em células hepáticas. O resultado final do catabolismo das pirimidinas são os aminoácidos aminoisoutirato e alanina, sendo, após uma série de reações, excretados no formato de ureia e gás carbônico.

B. Explique o mecanismo bioquímico que leva o aparecimento da Gota

A gota é uma condição caracterizada pela deposição de cristais de urato nas articulações e nas vias urinárias do indivíduo, o que causa desconforto e, em alguns casos, dor aguda, necessitando-se da mudança do estilo de vida e alimentação como uma forma de atenuar os seus efeitos.

Um fator que deve ser levado em conta é o catabolismo de purinas, que possui como produto final o próprio ácido úrico, o qual, em condições normais, é excretado via urinária. As purinas que são degradadas são aquelas que ingerimos em nossa alimentação, uma vez que não são incorporadas ao nosso código genético. Elas são convertidas em ácido rico por enzimas presentes no fígado e também no intestino, sendo finalmente excretadas na urina. Os nucleotídeos purínicos necessários para sintetizarmos nossos ácidos nucleicos são produzidos por nosso próprio organismo.

Tal doença também tem relação com a ingestão de etanol, o que altera o metabolismo energético da pessoa, levando a uma produção do lactato, uma vez que se acumula o NADH em suas células. O ácido úrico e o lactato entram em um estado de competição para a liberação na urina, tornando o urato passível de acumulação no organismo.

        

C. Como seria o tratamento indicado para este caso?

O tratamento para casos de gota, geralmente, varia de acordo com o nível de comprometimento apresentado em cada caso. Basicamente, a terapêutica tem por objetivo a redução da dor e da inflamação nas articulações, bem como a correção da hiperuricemia, a fim de prevenir inflamações futuras e evitar dano nas articulações. Recomenda-se reduzir a ingestão de alimentos que podem vir a ser fatores desencadeadores de gota, como algumas carnes, mariscos, bebidas alcoólicas e refrigerantes. Além disso, é fundamental o aumento da ingestão de água, a fim de estimular e otimizar a taxa de fluxo urinário. No que tange ao uso de fármacos, a crise aguda pode ser controlada com o uso de colchicina, um antimitótico que atua no bloqueio da formação dos microtúbulos, impedindo a emissão de pseudópodes pelas células fagocitárias do organismo. Essa condição impede a tentativa de fagocitose dos cristais de urato por parte dos macrófagos e, por consequência, impede o desenvolvimento dos sinais inflamatórios. Além disso, ao paciente com gota, pode-se ministrar anti-inflamatórios e fármacos que facilitem a excreção renal do ácido úrico.

2) Uma moça de 20 anos procurou um endocrinologista por que ainda não tinha menstruado. O médico receitou terapia com estrógenos, o que induziu as menstruações e provocou o aumento dos seus seios. O exame físico tinha revelado uma genitália externa feminina, com pouco pelo púbico, e tanto o clitóris quanto o útero estavam presentes. Exames mais detalhados revelaram que suas gônadas estavam pouco desenvolvidas. O cariótipo mostrou que ela era XY, portanto geneticamente homem. Após biopsia e usando técnicas apropriadas você obtém a seqüência do seu gene SRY (localizado no cromossoma Y), e encontra a seguinte mutação:

Códons do paciente: AAG TAG CTG....  Códons de um homem normal: AAG CAG CTG.....

A. Qual é o papel do gene SRY na definição dos caracteres sexuais masculinos?

        Ele possuí papel em determinar o desenvolvimento das gônadas masculinas,sendo encontrado em uma porção específica do cromossomo Y(Yp11.3).Basicamente ele “dispara” varios mecanismos de ativação da diferenciação masculina no embrião

B. Qual a estrutura da proteína SRY, e como a mutação afeta a estrutura e funcionamento desta proteína?

        A proteína SRY possuí 3 regiões principais: A região central que se liga ao DNA; a região C-terminal que não possuí uma “região conservada” e,ainda, há a região N-terminal,a qual pode ser fosforilada para “melhorar” a ligação ao DNA.Quando ocorre a tradução,há a substituição da valina(normal) pela isoleucina(anormal),assim,por a isoleucina possuir um  grupo metileno a mais,sua polaridade é diferente,acarretando uma estrutura proteíca distinta daquela “adequada”,gerando proteínas não funcionais e,assim,sem expressar as gônadas masculinas.Dessa forma,tem-se a Disgenesia gonadal XY.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (132.4 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com