TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CASOS CLÍNICOS FARMACO

Por:   •  9/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 2

Casos Clínicos

  1. José estava hospitalizado a algumas semanas e passou a apresentar dor no estômago. Foi detectado que ele havia desenvolvido uma gastrite no período que ficou internado. O médico prescreveu cimetidina (base fraca com pka de 6,8) de 8 em 8 horas, no entanto o quadro da enfermagem relatou que o paciente estava com dificuldade para deglutir o comprimido. Por orientação do médico os enfermeiros passaram a amassar o comprimido e administrar o pó diluído na água. Após 2 semanas de tratamento não foi verificada melhora na dor de estômago do paciente. No entanto como o quadro clínico de José melhorou quando os comprimidos passaram a ser administrados inteiros e rapidamente as dores de estômago desapareceram. Explique: 1- porque o medicamento amassado e diluído não consegui atingir o efeito desejado. 2- Porque após a administração do comprimido inteiro rapidamente o efeito desejado foi alcançado.

  1. J.L.M. vinha apresentando um quadro depressivo grave há tempos. Um dia, estando em casa e se deparando com os medicamentos do irmão que tinha epilepsia (fenobarbital), resolveu tirar a própria vida ingerindo grande quantidade do medicamento. JLM desmaiou mas rapidamente foi encontrado pelo irmão que chamou os pais que o levaram rapidamente ao hospital. Chegando ao hospital, procedeu-se a administração de carvão ativado e um alcalinizante via endovenosa para estimular a  eliminação do fármaco. Explique de que forma esses dois componentes administrados poderão evitar que algo mais grave aconteça com JLM.
  1. Em uma aula de ciências, o professor fez um ensaio experimental com tecidos vivos de Rã. Usou dois tipos diferentes de tecido, músculo estriado esquelético e músculo cardíaco. Interessantemente, quando fez a administração de acetilcolina sobre as duas preparações, em uma delas (músculo estriado), quanto maior a concentração de acetilcolina administrada maior era a contração do músculo. Ao contrário, quando colocava doses crescentes de acetilcolina sobre o músculo cardíaco, o músculo apresentava um progressivo relaxamento. Com isso o professor fez duas curvas apresentadas nos gráficos abaixo. Explique de que forma um mesmo fármaco, produz duas curvas semelhantes, mas com efeitos totalmente diversos nesses dois diferentes tecidos...

[pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (152.6 Kb)   docx (61.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com