TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Casos Clinicos de Fármaco

Por:   •  24/4/2019  •  Relatório de pesquisa  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 2

CASOS CLÍNICOS: ANTIDEPRESSIVOS E ANSIOLÍTICOS

1.Uma jovem de 27 anos procura um psiquiatra com os seguintes sintomas: perda de peso, insônia, tristeza e ansiedade. O médico diz que ela apresenta depressão moderada e prescreve diazepam efluoxetina e pede para a paciente voltar 1 semana depois.Ela volta ao consultório sem uma melhora clínica significativa, portanto o médico substitui o antidepressivo pela nortriptilina. De acordo com o caso clínico, responda:

a) Os medicamentos prescritos são adequados para o caso clínico? Por quê?

b) O médico agiu corretamente em substituir a medicação por um antidepressivo tricíclico? Explique.

c) O médico poderia ter passado um IMAO ou um antidepressivo atípico? Explique.

d) Ao invés do diazepam, o médico poderia ter passado o tiopental? Ou não deveria ter receitado nenhum ansiolítico? Explique.

2. Uma paciente foi levada à consulta pelo seu marido porque estava muito deprimida e ansiosa há um ano, desde a morte de seu filho num acidente automobilístico. O médico detectou uma reação depressiva retardada e recomendou que a paciente fosse submetida a um programa de psicoterapia e prescreveu Parnate (tranilcipromina), um Inibidor da MonoaminaOxidade (IMAO). Entretanto, após cinco meses de tratamento a paciente foi encaminhada ao setor de emergência de um hospital com intensa cefaléia, náuseas, palpitações, sudorese e pressão arterial elevada, apesar de não ser hipertensa. O marido informou que a esposa estava bem e que ela na véspera tinha participado de uma festa a base de queijos e vinhos na casa de sua irmã. O que provavelmente aconteceu com a paciente em questão? Discuta a prescrição realizada pelo médico para o caso clínico em questão.

3. Um idoso apresentava-se com dificuldade para dormir, apresentando uma demora na latência do sono. Foi ao médico e ele prescreveu o zolpidem. Em relação a este medicamento, responda:

a) Que classe pertence? Qual o seu mecanismo de ação?

b) O médico poderia ter prescrito a buspirona ao invés do zolpidem? Por quê?

4. Uma senhora de 38 anos chega na farmácia queixando-se de vômito e diarréia. Relata que estes efeitos começaram 1 semana após o início de ibuprofeno para diminuir a dor e inflamação do pulso. Ela relatou que apresenta transtorno bipolar que está sendo controlado há dois anos com o carbonato de Lítio, e que a última dosagem plasmática de lítio foi de 0,8mmol/L. Responda com base no caso clínico:

  1. Qual a causa do vômito e diarréia?
  2. A medicação para o transtorno bipolar está correta? Explique.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (86 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com