TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Casos Clínicos

Por:   •  25/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 2

CASOS CLÍNICOS

  • 18 anos, seis ciclos de HD-MTX para osteossarcoma.
  • Queixa: icterícia, urina escura e fezes claras.
  • Tratamento: hidratação e glucarpidase.
  • MTX indicado para tumores sólidos é citotóxico (causa destruição celular) inibindo a multiplicação das células e o crescimento das neoplasias. Pode causar hipatoxidade, fibrose hepática e cirrose com uso prolongado, também pode ocasionar derrame pleural e pneumonia intersticial, diarréia, estomatite ulcerativa, enterite. Possui meia vida prolongada e toxicidade inesperada.
  • Glucarpidase – medicamento para insuficiência renal reverte dano de MTX.
  • Leucovocina – para eliminar MTX.

  1. Para avaliação da icterícia descrita poderiam ser solicitadas as dosagens de bilirrubina total e frações, vistos que a cor amarelada apresentada pelo paciente é provocada pela deposição do pigmento biliar indicando um comprometimento hepático. Um parcial de urina pode ser realizado para avaliação de excreção de proteínas, hemácias, leucócitos, átomos, erobilinogênio e bilirrubina – esta ultima podendo ser comparada com a dosagem sérica; a urina estar escura é por conta da função renal prejudicada, para uma avaliação renal mais completa pode-se solicitar urina de 24h, onde avaliaria o volume de excreção e creatinina urinaria. As fezes claras podem ser devido à toxicidade do HD-MTX também, o medicamento pode ocasionar estomatite ulcerativa, diarréia e enterite, essa condição pode levar a quadro anêmico por isso um hemograma poderia ser feito para avaliar.
  2. Como a leucovacina e a hidratação não ajudaram a diminuir a toxicidade de       HD-MTX, continuar com hidratação do corpo e alcalinização da urina, podendo até uma hemodiálise ou uma diálise peritoneal serem feitas. Servindo para tratar a insuficiência renal, ajuda desenvolvida pelo jovem.
  3. Para avaliar a função renal, e se a diálise deu certa poderiam ser dosados creatinina e uréia que são marcadores, renais efetivos podem ser dosados pelo sangue e pela urina de 24h correlacionado as duas dosagens. Podem ser dosados no soro potássio, sódio, cálcio e fósforo – metabolitos importantes também em circulação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (60.5 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com