TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FACULDADE DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE VILHENA

Por:   •  25/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.803 Palavras (8 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNESC - FAEV

FACULDADE DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE VILHENA

CURSO DE GRADUAÇÃO FARMÁCIA

BIOMOLÉCULAS

VILHENA

2019

BIOMOLÉCULAS

Trabalho apresentado à UNESC – Faculdade de Educação e Cultura de Vilhena, para obtenção de nota parcial na disciplina de Bioquímica do Curso de Farmácia, sob orientação do Professor André

VILHENA

2019  

MOLÉCULAS

           A matéria, tanto a que compõe os seres vivos como a que compõe as coisas inanimadas, é formada por minúsculas partículas denominadas átomos. Estes, por sua vez , agregam-se para constituir as moléculas.

            Uma molécula pode ser formada por dois, três, centenas ou até milheres de átomos ligados. Se pensarmos que há apenas 105 tipos de átomos diferentes , constataremos que a imensa variedade de substancias químicas existentes é resultado das mais variadas formas de combinação entre os átomos.

             Entre os elementos mais comumente encontradosna matéria orgânica podemos destacar o carbono, o hidrogênio, o oxigênio, o nitrogênio, o fosforo e o enxofre, além de muitos outros.

              Quando os átomos dos elementos se unem, eles originam as moléculas das substancias químicas.

              Na definição dos químicos , substancias orgânica é aquela que apresenta átomos de carbono encadeados. Proteínas, açucares, lipídeos e ácidos nucléicos são, efetivamente, constituídos por longas cadeias de átomos de carbono.

ÁGUA

               As moléculas de água podem formar um tipo de ligação fraca, chamada ponte de hidrogênio , com vários tipos de moléculas orgânicas. Uma vez associada a substâncias celulares (como proteínas), a água efetivamente contribui para a estabilidade da célula.

                A água participa também de uma série de reações intracelulares, principalmente as reações de hidrólise. Nesse tipo de reação, uma substancia é quebrada em duas outras e os elementos da molécula de água (-H e –OH) são utilizados para completar as duas moléculas resultantes.

       

PRINCIPAIS MOLÉCULAS

GLICÍDIOS

             Os glicídios, também chamados de açucares, carboidratos ou hidratos de carbono, são moléculas orgânicas constituídas fundamentalmente por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio.

             Os glicídios além de ter função energética, exercem função plástica ou estrutural, pois participam da arquitetura corporal dos seres vivos. A celulose, que forma a parede das células vegetais e dá sustentação ao corpo das plantas, é um exemplo de glicideo.

               Outo papel importante dos glicídios é participar da estrutura dos ácidos nucléicos, tanto de RNA quanto do DNA. Essas subbstancias comandam as atividades celulares e transmitem as instruções hereditárias ao longo das gerações de ATP, a principal substância envolvida nos processos energéticos celulares, também apresenta um glicídio (a ribose) em sua composição.

CLASSIFICAÇÃO

              Podem ser classificados de acordo com tamanho e a organização de sua molécula, em três grupos: monossacarídeos, dissacarídios e polissacarídeos.

MONOSSACARÍDEOS

               São os glicídios mais simples, apresentam de 3 a 7 átomos de carbono na molécula e formula geral Cn(H2O)n.

DISSACARÍDIOS

               São constituídos pela união de dois monossacaridios.  A reação de formação de um dissacarídio é uma síntese por desidratação: um dos monossacaridios perde um hidrogênio (-H), o outro perde uma hidroxila (-OH) e eles se unem por meio de uma ligação glicosídica, originando o dissacarídio, simultaneamente, o hidrogênio e a hidroxila também se unem, produzindo uma molécula de água. Sacarose e lactose são exemplos de dissacarídios.

POLISSACARÍDIOS

              Compõem um grupo cujas moléculas não apresentam sabor adocicado, embora sejam formadas pela união de centenas ou milhares de  monossacarídios. São moléculas relativamente grandes , sendo consideradas macromoléculas.

               São polímeros, isto é, suas moléculas são constituídas pela união de unidades idênticas ou semelhantes, denominadas monômeros. Exemplos de polissacarídios são o amido e o glicogênio.

IMPORTÂNCIA DOS GLICÍDIOS

              A energia luminosa do sol é transformada em energia química por meio da fotossíntese, que consiste em um conjunto de reações químicas em que moléculas  de gás carbônico e de água são convertidas em moléculas de glicídio e gás oxigênio.

              Uma vez que plantas, algas e algumas bactérias são os únicos que conseguem captar energia luminosa do sol, a sobrevivência de praticamente todos os outros organismos depende direta ou indiretamente desses seres fotossintetizantes.

LIPÍDIOS

             Designa alguns tipos de substância orgânica cuja principal característica é a insolubilidade em água e a solubilidade em certos solventes orgânicos. A razão da insolubilidade é que as moléculas desses lipídios são apolares, destituídas de carga elétrica, por isso elas não tem afinidade pelas moléculas polarizadas da água.

CLASSIFICAÇÃO

GLICERÍDEOS

              As substancias formadas pela reação entre um ácido orgânico e um álcool são denominadas de ésteres. Assim, os glicerídeos são ésteres, pois formam-se da reação entre um ácido graxo e o glicerol (álcool).

              Em temperatura ambiente os glicerídeos mostram-se sólidos ou líquidos sendo conhecidos, como gorduras e óleos.

CERÍDEOS

              São ésteres formados por acido graxo e álcool de cadeia mais longa que o glicerol. Compreendem as ceras

ESTERÓIDES

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (188.1 Kb)   docx (30.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com