TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fibra do Pseudocaule da Bananeira

Por:   •  19/5/2016  •  Monografia  •  309 Palavras (2 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 2

5.3 Fibra do pseudocaule da bananeira

        

        A fibra do pseudocaule da bananeira é uma fibra natural celulósica que proporciona um incremento de resistência à tração devido o seu alto conteúdo de lignina.

        A utilização de fibras naturais está crescendo a cada dia, principalmente para a formulação de materiais compósitos de matriz cerâmica, polimérica ou metálica, sendo as mesmas aplicadas na construção civil, setores moveleiros e indústrias aeronáuticas. Além disso, as mesmas apresentam isoladamente alta resistência mecânica. [4]

As fibras do pseudocaule da bananeira podem ser usadas como matéria prima para produção de sacolas, cordas e jogos de mesa entre outros. Esta é uma fibra multicelular sendo a falta de dados científicos uma das razões para a sua pouca utilização. As propriedades mecânicas e físicas da fibra de banana estão mostradas na tabela abaixo. Sua resistência à tração e módulo de elasticidade é bem próxima aos da fibra de sisal, considerada uma das mais resistentes entre as fibras naturais. [6]

O aproveitamento do pseudocaule para a obtenção de fibras naturais permite a diminuição da poluição ambiental e agrega valor à cultura da banana que tem enfrentado nos últimos anos grandes desafios gerados pela oscilação do produto no mercado nacional.

A retirada manual da fibra é considerada complicada, no entanto, existem métodos mais fáceis que utilizam equipamentos específicos (desfibradores). Após sua retirada, as fibras que são caracterizadas por camadas (capa, seda e renda) podem ser utilizadas em meios que exijam maior resistência do material (capa ou seda) ou até mesmo para a produção de objetos artesanais (renda).        

Depois de retirada, tratada e secada, as fibras do pseudocaule da bananeira apresentam coloração bege claro, são maleáveis e possuem aparentemente grande resistência, sendo muito difícil rompê-las.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (56.7 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com