TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIGAÇÕES IÔNICAS E MOLECULARES

Por:   •  7/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.110 Palavras (5 Páginas)  •  1.058 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CARATINGA

ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL

NATÁLIA QUINTANILHA TEODORO

LIGAÇÕES IÔNICAS E MOLECULARES

CARATINGA

ABRIL-2015


CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CARATINGA

ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL

NATÁLIA QUINTANILHA TEODORO

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

Relatório apresentado ao Centro Universitário de Caratinga, como parte dos requisitos para avaliação da disciplina Química tecnológica do curso de Ciclo Básico em Engenharia.

Orientador: Prof.  Marialice T. Trigo Miranda.

CARATINGA

ABRIL/2015


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...............................................................................................................        

2. OBJETIVOS....................................................................................................................        

3. MATERIAIS E MÉTODOS............................................................................................

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO.....................................................................................5

5. CONCLUSÃO.................................................................................................................7

REFERÊNCIAS BIBILOGRÁFICAS................................................................................ 8


1.INTRODUÇÃO

      Substâncias Iônicas são aquelas formadas por íons (cátions e ânions) ligados entre si por forças de natureza elétrica. Substâncias moleculares ou covalentes são formadas a partir do compartilhamento de elétrons ente os átomos dos elementos que estão se ligando. Apesar de que, as moléculas podem apresentar polos elétricos, devido à diferença de eletronegatividade dos elementos; neste caso, são denominadas moléculas polares (FONTAN, 2003). 

      Quando não há diferença de eletronegatividade ou quando a resultante dessas diferenças é nula, a molécula é denominada apolar (KOTZ,2002).

      As substâncias moleculares têm suas moléculas atraídas entre si por forças denominadas de intermoleculares, sendo as moléculas apolares chamadas de :dipolo induzido e moléculas polares de: dipolo permanente e as ligações de hidrogênio(RUSSEL,1994).

      Nas temperaturas de fusão e ebulição das substâncias são determinadas por suas forças Inter atômicas ou intermoleculares substâncias moleculares e iônicas, fatores influem nos PF (ponto de fusão) e PE (ponto de ebulição) (RUSSEL, 1994). 

      A solubilidade de uma substância está relacionada à semelhança das forças atuantes nas mesmas (iônicas ou intermoleculares). Embora não seja possível prever com precisão absoluta quando uma substância é solúvel em outra, podemos estabelecer genericamente que a dissolução ocorre com facilidade, quando as forças de ligação entre as moléculas do solvente, de um lado, e entre as partículas do soluto, de outro, são do mesmo tipo e magnitude. Semelhante dissolve semelhante (SANTOS 2005).

 2.OBJETIVOS

Mostrar na prática a diferença de comportamento, entre substâncias iônicas e moleculares.

3. MATERIAIS E MÉTODOS

3.1 Materiais

  • Pipetas
  • Bico de busen
  • Tubos de ensaio e estante
  • Pisseta
  • Pinça de madeira
  • Béqueres
  • Espátula metálica
  • Conta gotas

3.2 Reagentes

  • Cloreto de sódio
  • Cloreto de zinco
  • Naftaleno sólido
  • Iodo solido
  • Álcool etílico P.A
  • Sacarose
  • Tetracloreto de carbono

3.3 Métodos

Experimento A

 Foram enumerados 4 tubos de ensaio, com auxílio de uma espátula de metal, no tubo 1 foi aficionado iodo, cloreto de zinco no tubo 2, sacarose no tubo 3, e cloreto de sódio no tubo 4, utilizando uma espátula para cada reagente, em seguida todos foram aquecidos com o bico de Bunsen e anotado os resultados.

Experimento B

POLARIDADE E SOLUBILIDADE

Em um tubo de ensaio adicionou-se 1ml de água com auxílio de um pipetador e pipeta, em seguida com o conta gotas adicionou-se 2 gotas de óleo vegetal. Em um segundo tubo adicionou-se com auxílio de uma espátula de metal uma pequena quantidade de tetracloreto de carbono e 2 gotas de óleo. E em um terceiro tubo adicionou-se com ajuda do pipetador e pipeta 1ml de álcool e 2 gotas de óleo. Os resultados foram observados e anotados.

4. RESULTADOS E DISCURÇÃO

No experimento A, notou-se no tubo 1, que ao ser aquecido o iodo rapidamente sofreu uma mudança de estado, passando diretamente para estado gasoso, ocorrendo uma mudança em sua cor para a cor roxa, ou seja o iodo sofreu uma sublimação, o resultado pode ser observado na imagem 1. No tubo 2, o cloreto de zinco primeiro passou para seu estado líquido ficando parcialmente viscoso, em alta temperatura a molécula de cloreto de zinco rompe algumas ligações, ficando líquido e viscoso. No tubo 3, a sacarose também mudou se estado físico passando para o estado líquido e altamente viscosa, ela ficou nesse estado porque as moléculas de sacarose tiveram as ligações rompidas com o aumento da temperatura. E no tubo 4, o cloreto de sódio produziu sons estridentes e não sofreu mudança de estado físico, pois tem alto ponto de fusão, é muito alto, por isso ele não mudou de estado físico, seria necessárias temperaturas mais elevadas para conseguir a fusão do cloreto de sódio. O naftaleno por ser uma molécula covalente apolar, evapora facilmente, enquanto a sacarose possui ligação covalente, demora uma pouco mais para evaporar ocorrendo mudança de cor e o cloreto de zinco e cloreto de sódio por formar ligação iônica evaporam em temperatura mais elevada. Possuem altos pontos de fusão e de ebulição isso ocorre devido a força de atração intermolecular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (209.5 Kb)   docx (482.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com