TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ENSINO LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ESTUDOS DE MUTAÇÕES SIMULADAS

Por:   •  23/9/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.205 Palavras (5 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 5

                  UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ENSINO

LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

ESTUDOS DE MUTAÇÕES SIMULADAS

PONTA GROSSA

2022

KAMILA SKEIKA

RAÍSSA INÊS GELINSKI SANTOS

[pic 1]

ESTUDOS DE MUTAÇÕES SIMULADAS  

PONTA GROSSA

2022

 SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO                                             4              

2 MATERIAS E MÉTODOS                            5                  

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO                   6                                                  

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS                        12                                      

5  REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS           15    

1 INTRODUÇÃO

        Mutações gênicas se referem à mudanças estruturais e hereditárias em uma porção da fita de DNA, podendo ser a adição, deleção ou substituição de nucleotídeos (1 ou mais) na mesma. Esse tipo de mutação é responsável pela variabilidade genética, por conta das mudanças que causam o desenvolvimento de novas formas de um determinado gene. Nem toda mutação causa mal ao seu portador.
        As mutações podem ser do tipo silenciosas, ou de sentido trocado. Nas mutações silenciosas, é alterada a base nitrogenada, e apesar de causarem mudanças no material genético, não alteram ou influenciam as proteínas a serem produzidas, por conta da “redundância”, propriedade do código genético  que permite que um mesmo aminoácido seja codificado por diferentes trincas. Já as mutações de sentido trocado acontecem quando a troca da base nitrogenada, causa a troca do aminoácido a ser codificado. Nesse tipo de mutação um códon inicial é substituído por um que codifica um aminoácido diferente. Se essa mutação for conservativa, mantém as características do aminoácido que substituiu, e se for não-conservativa, o aminoácido é diferente. Ao trocar os aminoácidos de uma proteína, é alterada também sua função.

        Essas mutações podem acontecer de forma natural, ou induzida. Quando elas acontecem de forma natural, não há um agente causador específico, e são originadas a partir de processos químicos e físicos comuns do organismo. Podem ser por conta de erros durante o processo de replicação do DNA, multiplicações tautoméricas, por alterações das bases por desaminação ou depurinação, assim como por lesões oxidativas. Já as mutações que acontecem de forma induzida, são causadas por agentes mutagênicos, tanto físicos (exemplos: raios X, raios gama, luz ultravioleta, mudanças de temperatura e raios cósmicos) quanto químicos (exemplos: iodeto de potássio, sulfato de cobre, sais de chumbo, uretano, gás mostarda, acridina e peróxidos orgânicos).

2 MATERIAIS E MÉTODOS

  • Computador;
  • Bancos de dados de bioinformática;
  • Sequências genômicas do gene.
  • Foram utilizados os sites: (https://sorteador.com.br/) para sortear a sequência de mutações independentes, (https://www.ebi.ac.uk/Tools/msa/muscle/) para alinhar as sequências e (https://web.expasy.org/translate/) para fazer a tradução online.

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

        Para iniciar, foi utilizado um site sorteador de números para sortear quais seriam as mutações pontuais que seriam feitas na sequência selvagem, a qual possui 779 nucleotídeos. As mutações foram executadas uma a uma na sequência gênica, de acordo com a tabela 1.

[pic 2]

SEQUÊNCIA SELVAGEM:

>L25411.1 Leishmania donovani adenine phosphoribosyltransferase, complete cds

CTTACGCTCTTGTCCGCTTAGTTGTGCCCTGCCACCATGCCCTTCAAGGAAGTCAGTCCCAACTCTTTCCTGCTAGACGACTCCCACGCGCTCTCGCAGCTGCTGAAGAAGAGCTACCGCTGGTACTCCCCAGTGTTCTCCCCGCGCAATGTCCCCCGCTTCGCCGATGTCAGCAGCATCACTGAGTCTCCAGAGACATTGAAAGCTATTCGTGACTTCCTTGTGCAACGGTACCGGGCCATGTCGCCGGCCCCGACGCATATCCTCGGCTTCGATGCTCGCGGCTTCCTCTTCGGCCCCATGATCGCCGTGGAGCTTGAGATCCCGTTCGTGCTAATGCGCAAGGCGGACAAGAATGCTGGTCTCCTTATCCGCAGCGAACCGTACGAAAAGGAGTACAAAGAGGCCGCGCCGGAGGTGATGACGATCCGCTACGGCAGCATCGGCAAGGGATCGCGAGTGGTGCTAATCGATGACGTCCT

NÚMEROS SORTEADOS E MUTAÇÕES PONTUAIS:

314 A

414 G POR T

479 T POR C

216 C POR G

285 C POR A

663 G POR  C

177 C POR T

211 C POR G

349 G POR C

600 C POR T

>L25411.1 Leishmania donovani adenine phosphoribosyltransferase, complete cds

CTTACGCTCTTGTCCGCTTAGTTGTGCCCTGCCACCATGCCCTTCAAGGAAGTCAGTCCCAACTCTTTCCTGCTAGACGACTCCCACGCGCTCTCGCAGCTGCTGAAGAAGAGCTACCGCTGGTACTCCCCAGTGTTCTCCCCGCGCAATGTCCCCCGCTTCGCCGATGTCAGCAGTATCACTGAGTCTCCAGAGACATTGAAAGCTATTGGTGAGTTCCTTGTGCAACGGTACCGGGCCATGTCGCCGGCCCCGACGCATATCCTCGGCTTCGATGCTCGCGGATTCCTCTTCGGCCCCATGATCGCCGTGGAGCTTGAGATCCCGTTCGTGCTAATGCGCAAGGCGGACAAGAATGCTGGTCTCCTTATCCGCAGCGAACCGTACGAAAAGGAGTACAAAGAGGCCGCGCCTGAGGTGATGACGATCCGCTACGGCAGCATCGGCAAGGGATCGCGAGTGGTGCTAATCGATGACGCCCTGGCAACGGGTGGGACCGCGCTGTCGGGCTTGCAACTGGTGGAGGCGAGCGACGCAGTGGTTGTTGAGATGGTCTCGATTTTGAGCATTCCTTTCCTGAAGGCGGCAGAGAAGATCCATTCGACAGCTAACAGCCGCTACAAAGATATTAAGTTTATCAGCCTTCTTTCTGACGACGCGCTGACGGAGGAGAACTGTGGGGACTCAAAGAACTACACGGGTCCTCGTGTTTTGAGCTGCGGTGATGTGCTGGCCGAGCACCCGCACTAACGCGTGAGCAACTCCTTCAGTCCTTCTCT

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (607.9 Kb)   docx (812.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com