TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática de Ensino Licenciatura em Pedagogia

Por:   •  22/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  763 Palavras (4 Páginas)  •  43 Visualizações

Página 1 de 4

Nome: Arieli Brovedan

RGM:28480520

Curso: Licenciatura em Pedagogia

Polo: Araranguá SC

PRÁTICA DE ENSINO - ATIVIDADE REFLEXIVA - Unidade 1

Sala de aula Invertida

A atividade proposta escolhida foi “ Sala de Aula Invertida – Dia de professor; ” Feito pela professora Ana Paula e preparados para ser realizado com os alunos do 4° ano do ensino fundamental da Escola Subvencionado João Paulo Segundo em Palmas-Tocantins. Concordante pode ser assistido no canal do Youtube que está disponível no link a seguir em: ) e foi acessado para análise na data 21/02/2023 - Ensine fora da Caixa, Experiência de Sucesso na Sala de Aula dos Anos Iniciais.

O fundamento essencial da profª Ana Paula era desenvolver a linguística oral e escrita dos alunos na língua portuguesa, posterior a Norte o orientador da BNCC. A organização selecionada foi o método ativo, em que no lugar de só mostrar o conteúdo ela vira tutora tendo como base cardial o estudante.

Seguindo diretamente para a pratica, o método da sala de aula invertida corresponde em transferir um tema coordenado e direcionado pelo mestre, de quem ele sucede uma atividade no qual o aluno tem de pesquisar por intermédio de leituras ou outros recursos de comunicação e informação e qualquer conteúdo anteriormente estudado é rico em sala de aula. Ou seja, o estudante vai considerar acerca da temática fora da sala de aula e expor em sala, sendo capaz de concluir em grupos ou até mesmo individualmente.

O atrativo desta execução é que o pedagogo descarte a ideia de continuar sempre explicar por horas um determinado conteúdo que pode representar o extraordinário e ser trabalhado na prática, para apresentar uma aula na sala com mais comunicação, diálogo, participações entre os alunos com o professor.

“A sala invertida- Dia do professor” os estudantes podem ter a sua oportunidade de ser uma vez o professor, esclarecendo para seus amigos todo o tema que foi pesquisado através de uma exposição. Nessa oportunidade os alicerces da oralidade, leitura e escrita são aproveitados segundo a BNCC, da seguinte forma:

 “Estabelecer relação entre fala e escrita, levando-se em conta o modo como as duas modalidades se articulam em diferentes gêneros e práticas de linguagem (como jornal de TV, programa de rádio, apresentação de seminário, mensagem instantânea etc.), as semelhanças e as diferenças entre modos de falar e de registrar o escrito e os aspectos sociodiscursivos, composicionais e linguísticos de cada modalidade sempre relacionados com os gêneros em questão. Oralizar o texto escrito, considerando-se as situações sociais em que tal tipo de atividade acontece, seus elementos paralinguísticos e cinésicos, dentre outros. Refletir sobre as variedades linguísticas, adequando sua produção a esse contexto.” BNCC (BRASIL, 2017, p. 82)

A veracidade da disciplina feita pela orientadora Ana Paula é muito eficiente, somos capazes de ver o capricho e a cautela do desenvolvimento e realização dos alunos ao observarmos e testemunharmos suas entrevistas, ao se considerar como autores e compositores de seu próprio enredo.

 “Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao diálogo, à resolução de conflitos e à cooperação;

“Utilizar diferentes linguagens para defender pontos de vista que respeitem o outro e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, atuando criticamente frente a questões do mundo contemporâneo; BNCC (BRASIL, 2017, p. 65).

Ao estimular e em seguida aplaudir e poder avaliar o aluno, ela é capaz de resumir e anotar os termos, objetivos e postura a serem revistas ou consertadas e aperfeiçoadas e manifestar aos estudantes no fim de seu feitio. O projeto organizado por essa professora Ana Paula é um preceito, muito eficaz e muito bem organizado, que afeta e interessa bastantes ângulos na aquisição e aprendizagem dos alunos, e é uma forma que não precisa de amplos recursos conseguindo ser realizado em uma ou outra escola imparcialmente do debate monetário. É uma atividade que provoca e impulsiona o aprender com o outro, fazendo assim, o aluno vir mais para perto do profissional e eles iram manifestar o conhecimento e as informações que receberam e trazer as agilidades do ensino transformando tudo em algo mais leve.

 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Experiência de Sucesso na Sala de Aula dos Anos Iniciais – Ensine fora da caixa. (Disponível em: ) Acesso em data 21 de fevereiro de 2023.

BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, v.3. Conhecimento de Mundo. MEC/SEF, 1998. (Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf )  Acesso em: 21 de fevereiro de 2023

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (63 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com