TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Lixo Hospitalar Segurança do Trabalho

Por:   •  3/12/2017  •  Projeto de pesquisa  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 2

SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA

ESCOLA TÉCNICA TUPY

CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

LIXO HOSPITALAR

Cleyton Nascimento Peters

ST311

Higiene do trabalho Profº Adilson Pereira

JOINVILLE

JUNHO/2013

INTRODUÇÃO

        Lixo Hospitalar, é o resíduo descartado por hospitais, necrotéreos, clinicas, que tem alto risco de contaminação para a sociedade e para o meio ambiente se não houver o descarte devidamente correto, que deverá ser seguido as orientações da Agência Nacional de  Vigilância Sanitária (ANVISA).

        Existem vários tipos de lixos hospitalares, como por exemplo, bolsa de sangue, agulhas, seringas, restos de medicamentos, membros amputados, curativos, materiais radioativos. A responsabilidade do descarte é do lugar que produzir o resíduo.

        

FUNDAMENTAÇÃO

        Existem três categorias que fazem a divisão dos lixos hospitalares.

Classe A: resíduos perigosos, exige um tratamento especial por haver grande risco de contaminação.

Classe B: resíduos não-inertes, no qual os próprios geradores do lixo fazem seu descarte.

Classe C: resíduos inertes, é recolhido pelos municipios, pois não se decompõem no solo.

Materiais Sólidos, como plástico, metal, papel, papelão, vidro são materiais recicláveis, e são necessários embalagens próprias conforme o material e sua destinação, a reciclagem pode ser própria no estabelecimento, ou entregue para os postos de reciclagem.

Materiais radioativos, precisam de regulamentação do CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear) e seu procedimento deve ser feito de acordo com essa especificação.  Os materiais farmacêuticos devem ser devolvidos aos fabricantes, sendo eles os responsáveis por sua correta destinação final.

Materiais perfurocortantes, deverão ser colocados em caixas de papelão específicas  para a finalidade com todas as informações  (sinalização) nas caixas. Os demais resíduos devem ser postos em sacos plásticos brancos, sempre identificando que é um material infectante.

A destinação final é a incineração ou o depósito em aterros sanitários através de um sistema de coleta. Os aterros sanitários não deverá possibilitar o contato de catadores.

CONCLUSÃO

        

        O lixo hospitalar, é de alto teor de contaminação, para seres humanos e para o meio ambiente, e cada local que trabalhar com esse tipo de resíduo, deve manter a organização e a forma correta de seu descarte, usufruindo da forma adequada da qual a ANVISA orienta. Com a intenção de resguardar a segurança de todos os que irão recebe-lo, fazendo seu descarte, ou fazendo sua reciclagem, e colaborando com o meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (76 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com