TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Portfólio de Biologia

Por:   •  2/10/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 3

Tiago da Silva de Souza / 8083560

Bacharel em Educação Física

PORTFÓLIO DE BIOQUIMICA

Tutor: Marcio Henrique Gomes de Mello

Centro Universitário Claretiano

Vitória

2019

Com bases nas leituras realizadas das Unidades 1, segue a baixo as repostas do questionário proposto:

O PH sanguíneo é admitido em 7,43 seu nível normal, podendo variar entre 7,35 à 7,45 estando dentro de sua normalidade.

O PH é uma maneira de medir a concentração de íons hidrogênio em uma mistura, e nosso corpo possui o PH ácido, neutro e alcalino chamado também de PH base.

Para que nossas células, proteínas e enzimas funcionem de um modo geral adequadamente, temos que ter uma série de produtos numa condição compatível.

Quando os íons hidrogênio é adicionado na corrente sanguínea, ocorre o processo de acidose que é a diminuição do PH, entretanto, quando é adicionado uma base (OH-) íons hidroxila acontece o aumento do PH denominando então a alcalose. Nessa condição é que os H+ entram em importância em nosso organismo para o equilíbrio do PH sanguíneo.

Se houver qualquer variação do PH o sistema imunológico fica deficitário, ocasionando o desenvolvimento de vírus, bactérias e fungos. Um exemplo disso é, se o nosso organismo fica mais ácido intercorre uma coibição na absorção dos minerais e outros nutrientes essenciais para o nosso corpo. Ressaltamos que no processo de acidose, as gorduras são aderidas as paredes das artérias desenvolvendo doenças cardiovasculares entre outras complicações a saúde (Furoni 2010).

A variação do PH ocorre com os restos de resíduos metabólicos que são liberados no sangue. Conseguimos identificar a variação do PH na oxidação da glicose. Com a geração de energia (ATP) e a combinação de gás carbônico (H2CO3) é liberado H+ no sangue sucedendo então a diminuição do PH sanguíneo.

Essa variação é muito prejudicial, pois nosso corpo depende das funções das enzimas que por sua vez são proteínas sensíveis a mudança de temperatura e do PH.

O corpo humano desenvolve várias maneiras de controlar o PH. Uma das mais imediatas é a solução-tampão (Fiorucci 2001). A solução-tampão é composta por um ácido fraco e sua base conjugada, resistindo imediatamente qualquer variação do PH. Podemos dizer que um dos sistemas-tampão mais importante é o sistema-tampão fosfato acompanhado do Carbonato.

Uma outra forma de equilibrar o PH, é através do Sistema Respiratório. Além dos pulmões captarem gases da atmosfera como oxigênio por exemplo, os pulmões eliminam o CO2.

Existe uma relação entre os H+ com o CO2, quando acontece a junção de CO2+H2O no organismo gera a produção de H2CO3, podendo liberar H+ na corrente sanguínea. Com esse processo acontece a hipoventilação ou hiperventilação (no caso de alcalose), controlando o CO2 que vai permanecer ou não dissolvido no sangue.

Conseguimos o equilíbrio do PH através do Sistema Metabólico. Em nossos rins existem a possibilidade de absorção ou excreção de íons hidrogênio, sendo assim se temos uma concentração de H+ no sangue em excesso ocorre então a eliminação via urinaria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (132.1 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com