TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Título da Prática: Extração e Caracterização do Amido

Por:   •  26/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 3

Título da Prática: Extração e Caracterização do Amido

1- Qual é o princípio da reação de Molisch e o que acontece quando é aplicada a um polissacarídeo?

O Teste de Molisch é um teste geral para todos os carboidratos. Neste teste, os carboidratos quando reagem com ácido sulfúrico concentrado (ou ácido clorídrico concentrado) são desidratados para formar furfural e seus derivados.

Nessas reações, o grupo -OH do açúcar é removido na forma de água e o furfural é formado (reação de topo) a partir de açúcar pentose e o 5-hidroximetilfurfural é formado (reação de fundo) a partir do açúcar hexose; sendo furfural derivado da desidratação de pentoses e pentosanas, enquanto o hidroximetilfurfural é produzido a partir de hexoses e hexosanas. Os oligossacarídeos e polissacarídeos são hidrolisados para produzir seus monômeros repetidos pelo ácido.

Após a etapa de desidratação, os furfurais reagem com o Reagente de Molisch para produzir um produto de cor púrpura (vermelho violeta).

2- Por que predomina a coloração azul na reação amido + iodo, se o amido é uma mistura de dois polissacarídeos diferentes?

O aprisionamento do iodo dá-se no interior da hélice formada pela amilose. Como a amilopctina não apresenta estrutura helicoidal devido a presença das ramificações, a interação com o iodo será menor e a coloração menos intensa.

A coloração amilopctina é vermelha e não azul, porém nem todos os polissacarídeos dão complexo colorido com o iodo, isso por que é necessário que a molécula apresente uma conformação que propicie o encaixe do iodo.

A reação com iodo é utilizada para a pesquisa do amido, que forma com ele um complexo colorido. A amilose da origem a uma coloração negro-azulada, enquanto a amilopectina da origem a uma coloração vermelho-violácea. Em função do tempo de hidrolise são encontrados como produtos intermediários dextrinas e olissacarídeos, sendo a glucose o produto final da hidrolise acida. As dextrinas dependendo do seu tamanho e complexidade molecular, desenvolvem diferentes colorações com o iodo: as dextrinas maiores podem desenvolver cor azul ou purpura, as de tamanho intermediário dao coloração avermelhada e as menores não desenvolvem cor em presença de iodo.

Durante a hidrolise do amido são liberadas unidades de glucose que, em meio fortemente alcalino e a quente, formam enedióis. Estes, por sua vez, podem ceder elétrons para reduzir o reagente 3,5-dinitrosalicitato (de cor amarela forte) a 3-amino-5-nitro-salicitato (de cor laranja-marrom forte). Cada mol de açúcar redutor presente na solução formara 1 mol de 3-amino-5-nitrosalicitato. Pela determinação da luz a 540 nm pelo 3-amino-5-nitrosalicitato, é possível determinar a concetracao de açúcar redutor presente na solução.

3- Por que ocorre a precipitação do amido quando, em solução aquosa, se adiciona etanol?

Assim como as proteínas, o amido se solubiliza na água devido a presença de ligações de hidrogênio,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (37 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com