TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Óleo de Lorenzo

Por:   •  19/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.096 Palavras (5 Páginas)  •  997 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

Trabalho lipídios: Óleo de Lorenzo

Nome: Débora, Isadora, Marcieli                                                                       Data: 28/04/16        

  1. Olhar o filme Óleo de Lorenzo, com especial atenção às partes em que são mencionados conceitos sobre a doença (adenoleucodistrofia), relação com ácidos graxos, busca por óleos essenciais e características desses óleos, e produção do Óleo de Lorenzo (encontram esse filme em locadoras de vídeo e na biblioteca da Feevale).

  1. Procurar o que é a adenoleucodistrofia, seus principais sintomas e consequências sobre o organismo.

R: A adrenoleucodistrofia (ADL) é uma doença genética ligada ao cromossomo X, em que os indivíduos afetados ficam incapazes de degradar os ácidos graxos saturados, fazendo com que eles se acumulem nos tecidos. Sendo uma doença de herança recessiva, transmitida pela mãe. Essa doença atinge principalmente as glândulas adrenais, sistema nervoso e testículos. É grave e progressiva, sendo sua característica principal a insuficiência suprarrenal e o comprometimento neurológico. As manifestações clínicas mais comuns são as alterações comportamentais, problemas na audição, fala, escrita, memória, dificuldade na escola, vômitos, fadiga e hiperpigmentação da pele. Além disso, a adrenoleucodistrofia atinge principalmente homens, mas existem relatos de mulheres afetadas. As mulheres portadoras geralmente manifestam sintomas moderados apenas nos últimos anos de vida. Estes se limitam a fatores como uma leve perda sensitiva e neuropatia periférica. A adrenoleucodistrofia é uma doença que faz parte do grupo das leucodistrofias, que são caracterizadas pela deterioração da bainha de mielina dos neurônios, comprometendo, assim, a transmissão do impulso nervoso. A doença pode se manifestar em diferentes etapas da vida e, de acordo com a idade, ela pode ser mais grave ou mais leve. A adrenoleucodistrofia neonatal aparece logo nos primeiros meses de vida do bebê, e geralmente ocasiona o retardo mental. Essas crianças normalmente vêm a falecer antes dos cinco anos de idade. A ocorrência da forma mais grave manifesta-se em crianças entre quatro e dez anos de idade. Ao observar a evolução da doença, percebe-se que quando se inicia a desmielinização, o portador começa a apresentar alterações no comportamento e nas funções cognitivas, além de, progressivamente, dificuldades motoras e sensoriais. É comum que essa doença leve à morte após pouco tempo do início dos sintomas, em torno de dois a três anos. Na forma adulta, os indivíduos afetados têm em torno de vinte a trinta anos.  Essa é a forma mais leve da doença. Nesses casos, a progressão ocorre mais lentamente que na forma infantil. É comum que ocorram distúrbios no equilíbrio e paralisia de parte do corpo. Quando ocorre a desmielinização no indivíduo adulto, esse passa a desenvolver sintomas parecidos com a adrenoleucodistrofia infantil.

  1. Procurar a composição do óleo de Lorenzo em fontes bibliográficas e/ ou técnico-científicas e relatar os óleos constituintes e suas estruturas.

R: O óleo de Lorenzo é a designação de uma mistura, na composição de TRIOLEÍNA e TRIERUCINA, os triacilglicerois derivados, respetivamente, dos ácidos oleico e erúcico, preparados a partir dos óleos de oliva e colza. Por tanto o óleo de Lorenzo é composto pela junção de ácido oleico com ácido erúcico. Este óleo age especialmente no cérebro e nas glândulas adrenais e contribui para que não ocorra o acúmulo de ácidos graxos de cadeia muito longa. O consumo sobrecarrega as enzimas que sintetizam os ácidos graxos, impedindo a síntese de ácidos graxos saturados, que derivam da alimentação e da síntese endógena. Como já citado, uma das composições do Óleo de Lorenzo é o ácido oleico que é um ácido graxo monoinsaturado de cadeia longa, formado por 18 átomos de carbono, ômega 9, presente em grande quantidade em substâncias como óleo e gorduras. Este ácido contribui para o nosso metabolismo com importante atuação na síntese dos hormônios. O ácido oleico é obtido a partir da hidrólise de gordura animal e alguns óleos vegetais, tais como: azeite de oliva, óleo de canola, óleo de amendoim, dentre outros. Para a obtenção da pureza adequada de ácido oleico, é necessário destila-lo mais de uma vez e fragmentar até atingir uma concentração superior a 95%. O Ácido Erúcico por sua vez, é encontrado principalmente através da Colza Canadense, também é um ácido graxo monoinsaturado de cadeia longa, formado por 22 átomos de carbono, ômega 9. E ao contrário do ácido oleico, ele é tóxico para o consumo humano, por isso a importância da cautela no seu uso, sendo assim necessária a quantidade adequada para compor o óleo de Lorenzo, pois se consumido em quantidades bem baixas não apresenta risco a saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (115.5 Kb)   docx (22.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com