TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PH Sanguíneo

Por:   •  21/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.031 Palavras (5 Páginas)  •  749 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

ANHANGUERA EDUCACIONAL

CURSO DE ENFERMAMGEM

BIOQUIMICA

PH SANGUÍNEO

SOROCABA

09 DE OUTUBRO DE 2014

Sumário

TEMA        PÁGINA        

PH Conceitos Gerais.................................................................................................................. 1

Controle do PH.......................................................................................................................... 2

Conclusão.................................................................................................................................. 3

Referências Bibliográficas........................................................................................................ 4

Introdução

PH é a medida de acidez ou alcalinidade de uma solução.

Quanto maior o índice do pH, mais alcalino e mais rico em oxigênio é o sangue. Quanto menor o índice do pH, mais ácido e mais pobre em oxigênio é o sangue.

O pH varia de 0 à 14, sendo 7 o índice de neutralidade, acima de 7 é alcalino e abaixo de 7 é ácido.

Acidose e Alcalose são os dois tipos de desequilíbrios do pH.

O Sistema Tampão que impede uma mudança inesperada no pH do sangue, mantendo assim o seu equilíbrio.

 

                                                                                                        

PH Sanguíneo

A sigla pH significa Potencial Hidrogênionico, e consiste num índice que indica à acidez, neutralidade ou alcalinidade.

O pH é definido como o inverso do logaritimo da concentração H+.

Por esta definição, o pH neutro é numericamente igual a 7. Quando a solução tem um pH superior à 7, ela é uma solução básica ou alcalina, quando a solução tem um pH inferior à 7 é uma solução ácida.

 O pH varia de acordo com a temperatura e a composição de cada substância (concentração de ácidos, metais, sais, etc.)

Nas células do nosso corpo, o CO2 é continuamente produzido como um produto terminal do nosso metabolismo. Parte desse CO2 se dissolve no sangue, estabelecendo o equilíbrio que mantêm o pH do nosso sangue entre 7,3 e 7,5.

Quando a respiração é deficiente, essa hipoventilação acarreta o aumento da concentração de CO2 no sangue, o que provoca o desequilíbrio, aumentando a concentração de H+ e diminuindo o pH sanguíneo. Esse desequilíbrio é denominado àcidose.

Em alguns casos, um ataque de histeria ou de ansiedade pode levar uma pessoa a respirar muito rápido. Essa hiperventilação acarreta a perda de uma quantidade maior de CO2 dos pulmões, o que provoca o desequilíbrio, diminuindo a concentração de H+ e aumentando o pH do sangue. Esse desequilíbrio é denominado alcalose.

1

                                                                                                

Controle do PH

 

A concentração de íons de hidrogênio (H+) do sangue, ou pH do sangue, modifica a ventilação alveolar, através do centro respiratório. Esta estrutura do sistema nervoso central (SNC) se comporta como um ¨sensor¨ do pH do sangue. Quando a concentração de H+ do sangue está elevada (pH baixo) o centro respiratório aumenta a frequência dos estímulos respiratórios, produzindo taquipnéia. Com o aumento da frequência respiratória, aumenta a eliminação de CO2 do sangue. A redução dos níveis de CO2 no sangue aumenta o pH.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (118.1 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com