TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PH e Suas reações

Por:   •  24/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.443 Palavras (6 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 6

    Objetivos

Os experimentos têm como objetivo estudar o equilíbrio ácido-base de indicadores, mostrando a expressão de suas constantes de equilíbrio e discutindo o porquê que cada indicador possui uma faixa especifica de mudança de coloração.

  1. Introdução

pH de uma substância pode ser medido através de um aparelho chamado pHmetro. Esse aparelho geralmente é encontrado somente em laboratórios, mas podemos medir o pH, embora com menos precisão, com o uso de indicadores.
Substâncias que revelam a presença de íons livres em uma solução são conhecidas como indicadores, esses mudam de cor em função da concentração de H+ e de OH- de uma solução, ou seja, do pH.

Mas como os indicadores revelam se uma solução é ácida ou básica?
Indicadores mais usados: Solução de fenolftaleína: a fenolftaleína é um indicador sintético que, quando dissolvida em água se ioniza originando íons que estabelecem um equilíbrio e se transforma em uma solução incolor que ao entrar em contato com uma base ou ácido muda de cor. Exemplo: se adicionarmos na solução de fenolftaleína um ácido ela se torna incolor, pois, o aumento da concentração de H+ desloca o equilíbrio.
Papel tornassol: Esse método é muito usado para diferenciar compostos básicos dos ácidos, é feito através do papel tornassol vermelho ou azul, que em contato com uma solução determinada muda de cor. Exemplo: O papel tornassol vermelho em contato com uma base muda da cor vermelha para a azul. O papel tornassol azul em presença de uma solução ácida muda da cor azul para a vermelha. Isso ocorre porque os íons reagem mudando o arranjo dos átomos.
Indicador ácido-base: são naturais, um exemplo é o suco do repolho roxo que pode ser preparado em sua casa. Esse suco, em presença de solução neutra, apresenta coloração roxa, mas quando o pH muda sua coloração varia do vermelho ao amarelo-claro.

O pH serve para determinar se um reagente é ácido ou base. Ácidos têm sabor azedo, como é possível perceber ao se provar. Os ácidos estão sempre presentes no dia a dia do ser humano, como, por exemplo, o vinagre, o limão e outras frutas cítricas que contêm ácido cítrico.

Os ácidos formam uma solução aquosa condutoras de energia e podem mudar a cor de certas substâncias. Eles se ionizam produzindo como íon positivo o hidrogênio da solução, indicando se esta é base ou ácido. Também são muitos usados nas indústrias químicas para a produção de materiais. Em particular o ácido sulfúrico que e um dos primeiros colocados em uso industrial.

As medições do pH, é feito em um aparelho chamado peagâmetro, podendo ser encontrado em clínicas, universidades, laboratórios químicos, farmácias de manipulação entre outros. A medição pode ser feita também, de outra maneira, porém, menos precisa, com uso do papel indicador, o qual ao ser emergido em uma substância desconhecida altera sua cor original, e conforme a tabela da caixinha do fabricante (Figura 6.2), esta indicará o valor do pH. Para saber se a substância é ácido ou base, sua cor deve ser comparada as cores na tabela da caixinha, onde nesta possui o valor do pH junto da cor. Sendo seu pH menor que 7, a substância é ácida. Sendo maior que 7, a substância é base. Uma substância neutra deve conter um pH 7.

Segue abaixo algumas imagens ilustrativas, relacionadas a escada de PH.

[pic 1]

[pic 2]

  1. Procedimento Experimental

  1.  Materiais
  • 12 copos de Becker de 150 ml
  • Bureta
  • Pipeta
  • Pinça de madeira
  • Caneta para identificação
  • Papel indicador de PH Universal
  • Solução de HCl
  • Água destilada
  • Solução Ácida
  • Azul de Bromotimol
  • Metilorange
  1. MÉTODO  
  1. Completou-se uma bureta com água destilada;
  2. Identificou-se 12 copos de Becker de 150 Ml, de 01 à 06 em ordem crescente;
  3. Foi transferido, usando uma pipeta, 1 ml da solução de HCI 0,1 mol/L para o copo de Becker nº1 e adicionar, com o auxílio da bureta, 49 Ml de água destilada e homogeneizar cada solução antes de preparar o seguinte;
  4. Usou-se uma pipeta limpa e seca, transferindo 1 Ml da solução ácida do copo de Becker nº1 para o copo de Becker nº2;
  5. Completou-se o Becker de nº2 com 49 Ml de água destilada;
  6. Usou-se uma pipeta limpa e seca, transferindo 1 Ml da solução ácida do copo de Becker nº2 para o copo de Becker nº3;
  7. Completou-se 49 Ml de água destilada o copo de Becker nº3 e foi seguido o mesmo procedimento para os restantes dos copos de Becker;
  8. Colocou-se sobre a bancada de experimentos, os dois conjuntos de soluções ácidas ordem crescente e foi adicionado no primeiro conjunto duas gotas de azul de timol e no segundo conjunto duas gotas de metilorange;
  9. Mediu-se o Ph de cada solução ácida com o papel indicador universal e registrou-se a cor adquirida por cada copo de Becker;
  10.  Separou-se dois copos de Becker de 50 Ml e transferiu-se 25 ml da solução de amostra;
  11.  No primeiro copo de Becker adicionou-se duas gotas de azul de timol e no segundo copo de Becker, adicionou-se duas gotas de metilorange;
  12. Concluído os procedimentos acima, foi estimado o Ph de cada solução de amostra;

Resultados

Segue abaixo uma tabela, constando os resultados da primeira coluna, onde cada copo de Becker recebeu duas gotas de Metilorange.

Nº COPO

ELEMENTO

PH

TONALIDADE

01

Metilorange

05

Vermelho

02

Metilorange

05

Vermelho

03

Metilorange

06

Dourado

04

Metilorange

06

Dourado

05

Metilorange

06

Dourado

06

Metilorange

07

Amarelo

Na segunda coluna, onde cada copo de Becker recebeu duas gotas de azul de Bromotimol, não obtivemos resultados nenhum, devido o Bromotimol não reagir com os elementos químicos que constavam dentro de cada copo de Becker.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (516.9 Kb)   docx (397.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com