TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PREPARAÇÃO E PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES

Por:   •  30/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.577 Palavras (7 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Instituto Federal de Educação, Ciência e

Tecnologia do Ceará

Disciplina de Laboratório

5° Prática

Preparação e Padronização de soluções.

Aluno: Isabella Guimarães dos Santos

Professor: Guilherme Augusto Magalhães Júnior

Curso: Licenciatura Química

Data: 24/11/2015

Data da Prática: 04/11/2015

Quixadá-CE

  1. Introdução

 As misturas são formadas por duas ou mais substâncias e podem ser homogênea ou heterogênea, dependendo da natureza de seus constituintes, portanto toda mistura homogênea é uma solução. Os componentes que se encontra numa solução são o soluto e o solvente. O soluto é a substância dissolvida no solvente, está de menor quantidade na solução, o solvente é a substância que dissolve o soluto. O conhecimento das quantidades de soluto, solvente e solução nos permitem estabelecer algumas relações matemáticas, denominadas concentrações das soluções (BRASILESCOLA). 

A concentração de uma solução é a relação entre a quantidade do soluto e a quantidade do solvente ou da solução. Uma vez que as quantidades de solvente e soluto podem ser medidas em massa, volume ou quantidade de matéria (n° de moles). Há diversas unidades de concentração de soluções, as mais utilizadas são: concentração em gramas por litro, concentração em quantidade de matéria (Molaridade) e composição percentual. Dois termos geralmente usados para descrever solução são concentrado e diluído. Uma solução concentrada apresenta uma concentração alta de soluto, e uma solução diluída apresenta uma concentração baixa. A palavra diluição é usada quando uma solução pode ser mais diluída pela adição de mais solvente (RUSSEL, p.87).

   No preparo de soluções no laboratório alguns erros podem ser cometidos entre eles o uso inadequado da vidraria, as falhas na determinação da massa e de volume e entre outras. Através do processo de padronização é possível verificar o quanto a concentração da solução preparada aproxima-se da concentração da solução desejada. A titulação é um dos procedimentos para determinar a concentração real (padronização) da solução preparada. O indicador fenoftaleina é uma substância que ao adicionar no processo da solução, muda a coloração na solução, quando um pequeno excesso de um dos reagentes é adicionado (QUÍMICA TÉCNICA).

                   As substâncias que têm sua característica bem definida são conhecidas como padrões primários, são utilizados para correção da concentração das soluções através da padronização. São consideradas soluções padrão aquelas que possuem concentração exatamente conhecidos, são aquelas que apresentam um grau de pureza em torno de 100% com erro entre 0,05; são conhecidas pela sigla P.A. que significa: para análise (INFO ESCOLA).

   

2. Objetivos

  • Preparar soluções e padronização;
  • Preparar soluções diluídas a partir de soluções concentradas.
  • Verificar a concentração real das soluções preparada HCL e NaOH;

3. Resultado e discussão

Para realizar as preparações das soluções e padronizações, foi necessário fazer os cálculos iniciais, determinou-se a quantidade de massa necessária para preparar 25 ml de solução NaOH 1M.

1mol de NaOH---1000 ml                                           40g de NaOH----1mol

X-------------------25 ml                                                  X--------------- 2,5.10-2mol

X= 2,5.10-2mol                                                              X=1g de NaOH

A massa utilizada para preparar a solução NaOH 1M foi de 1,01g , na qual foi preciso calcular o volume necessário para preparar 50 ml de NaOH 0,1M, a partir de da solução preparada de NaOH 1M. Resulta-se em 5 ml de NaOH 1M para preparar a solução.

 (M1.V1=M2.V2)

  1.V1=0,1.50

  V1= 5ml de NaOH 1M.

No procedimento de padronização do NaOH 0,1M, utilizou-se o padrão primário biftalato de potássio e o indicador fenoftaleína para indicar o volume gasto pelo NaOH.Ao anotar o volume inicial de NaOH indicado na bureta, houve uma maior atenção por parte do operador para indicar a solução padrão, pois depende da visibilidade da coloração para resultar a quantidade de volume gasto de NaOH 0,1M que foi de 11,7ml . Através da equação pode-se encontrar a quantidade de mols de biftalato de potássio e a concentração de NaOH 0,1M na solução.

Então:

1mol de NaOH--- 1mol biftalato ( C6H4COOKCOOH)

(MM) C6H4COOKCOOH =204g/mol                    9,8.10-4 mol  -------11,7 ml                                      

N° mol=0,2g/204g/mol= 9,8.10-4                                    X  -------  1000 ml = X =0,0837 mol/L                                 NaOH 0,1M

                          No procedimento de preparação da solução HCl concentrado pode-se encontrar a massa de 12,06g, e com esse resultado, encontrou-se o volume de 0,207ml, necessário para preparar a solução de 25 ml de HCl 0,1M.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (151.7 Kb)   docx (32.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com