TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo de fabricação do papel

Por:   •  11/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Cruzeiro do Sul

Estudos Sociais e Ambientais

Processo da fabricação de papel

Nome: Nathalia Aparecida Antunes

Rgm: 141680-4   São Miguel     Curso: Pedagogia  Tutora: Nivalda  

Processo da fabricação de papel

Decidi fazer sobre o papel, pois é um material que usamos praticamente todos os dias e que também temos que usar com consciência, pois para se fabricar folhas é preciso arvores.

Para a fabricação de papeis (folhas sulfites, folhas de caderno, agendas, etc.), é necessária a principal matéria prima toras de madeira, que são enviadas para as grandes fabricas e lá são descascadas e picadas de onde elas saem em pequenas lascas.

Em um tanque chamado de Digestor onde as lascas são colocadas para ser iniciado um cozimento em um liquido composto por agua e alguns agentes químicos como sulfitos. E o resultado deste cozimento é dado o nome de polpa.

Esta polpa passa por um processo de lavagem, em tanques e centrifugas, onde são extraídas as lascas que restaram do processo anterior que não se dissolveram e outras impurezas. Depois ela é deixada em repouso para um processo chamado branqueamento para a separação da celulose de outros resíduos.

A polpa da celulose ainda tem bastante teor de agua então é passada por uma maquina chamada de mesa plana, em que essa polpa é transformada em uma grande folha contínua e lisa que fica sobre uma esteira rolante de feltro. Ai a grande folha passa por rolos de prensagem e secagem por ar quente que retiram o restante de água que faz com que o papel fique compacto e alise a folha.

E por final a folha passa por rolos de rebobinagem, onde o papel se descola da esteira e forma enormes rolos, estando pronto para o corte e empacotamento. E para essas varias etapas são necessários vários funcionários, indústrias e empresas.

Informação: O papel foi surgiu na China no século 2 para substituir o papiro e o pergaminho.

Referencias

http://www.apoema.com.br/pape1.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Papel

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (49.8 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com