TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção de Iorgute Resfriamento e adição de base de frutas

Por:   •  26/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.611 Palavras (7 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 7

PRODUÇÃO DE IOGURTE

PRODUÇÃO DE IOGURTE

Sumário

1.        INTRODUÇÃO            4

2.        MÉTODOS EMPREGADOS        5

    2.1 Mistura e homogeneização ........................................................................................5

    2.2 Pasteurização.......................................................................................................6

     2.3 Fermentação........................................................................................................6

    2.4 Resfriamento e adição de base de frutas..........................................................7

3.        MICRORGANISMOS        8

  1. INTRODUÇÃO

A produção de iogurte remonta do ano de 3.000 a.C. no Oriente Médio, quando o homem percebeu que o leite, ao azedar, mudava de consistência e sabor. Este processo se deve aos microrganismos presentes no úbere dos animais que contaminam o leite, proliferando e formando ácido lático. Neste meio ácido ocorre a separação das proteínas do soro por precipitação. O iogurte, por sua vez, resulta da fermentação do leite por uma flora bacteriana composta de Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus thermophilus. Os estreptococos removem o oxigênio e os lactobacilos transformam o açúcar lactose em ácido láctico. Quando o pH se encontra entre 5 e 6, o leite coagula. Outras espécies bacterianas também podem fermentar o leite: Lactobacillus acidophilus, Streptococcus lactis, Bifidobacterium bifidum etc. Existem diversos tipos de iogurtes e leites fermentados, sendo esta variação dependente de acréscimos (açúcar, frutas etc.) e de modificações de consistência (cremoso, firme, batido) (MALAJOVICH).

Nos últimos anos houve uma expansão muito grande na produção de iogurte, sendo ele considerado o leite fermentado mais importante economicamente. Obtido da coagulação do leite pela ação de dois microrganismos, ele fornece uma melhor assimilação, pelo organismo, de certos componentes, principalmente a lactose e proteínas (ROBERT, 2008).

        O processo de produção do iogurte é simples e permite que muitos sabores e ingredientes sejam adicionados. Contudo a inserção destes aditivos podem necessitar de alguns cuidados, como é o caso do açúcar e do leite em pó desnatado, que devem ser adicionados antes do tratamento térmico, que consiste em elevar a temperatura do leite acima de 80°C. Contudo outros parâmetros não são tão importantes, como o tipo de leite, integral ou desnatado, sendo possível a utilização dos dois tipos, dependendo apenas do produto desejado e do processo envolvido (SILVA, 2007).

A composição do iogurte depende da classe do leite empregado, da técnica de trabalho, do grau de evaporação, do tempo de incubação, da qualidade e da composição da flora microbiana.

[pic 1]

Figura 1: Lactobacillus bulgaricus.

[pic 2]

                                                            Figura 2: Streptococcus thermophilus.

  1. MÉTODOS EMPREGADOS

O processo, segundo a Danone (2016), pode ser dividido em mistura, homogeneização, pasteurização, fermentação, resfriamento, adição de base frutas, embalagem e conservação. Segundo as etapas citadas, primeiro se faz a padronização do leite, como a correção do teor de gordura para o desejado e a adição dos ingredientes, o leite deve ter uma baixa contagem de bactérias, não deve conter enzimas e substancias que atrasem o desenvolvimento da cultura de iogurte (ex: inibidores de enzimas), assim como microrganismos patogênicos e antibióticos.

2.1 Mistura e homogeneização

Em seguida, a mistura é homogeneizada no homogeneizador que trabalha a alta pressão com o objetivo de reduzir os glóbulos de gordura para obter no final um produto de consistência mais lisa e cremosa.

[pic 3]

Figura 3: Efeito da homogeneização da gordura

2.2 Pasteurização

O leite passa então para o processo de pasteurização, onde através de elevadas temperaturas os microrganismos e as bactérias indesejadas ao processo são eliminadas. O tipo de pasteurização utilizado é HTST (High Temperature and Short Time) que se dá a uma temperatura aproximada de 90°C, durante cerca de 5 minutos.

2.3 Fermentação

Nesta fase, ocorre fermentação láctica que consiste na redução do ácido pirúvico, proveniente da glicólise, em ácido láctico. Para isso, é necessário preparar uma cultura de bactérias prévia, capazes de converterem a lactose, presente no leite, nesse ácido. As bactérias escolhidas para a produção de iogurtes (lactobacillus bulgaricus e streptococcus thermophilus) não têm necessidade de reter o ácido por não ter qualquer utilidade, pelo que é excretado para o meio, acidificando-o. A fermentação é a fase fundamental de todo o processo pois é o ácido láctico produzido o agente de coagulação do leite. Esta etapa ocorre a uma temperatura de 42ºC durante aproximadamente 3 horas.

2.4 Resfriamento e adição de base de frutas

Quando atinge a acidez desejada o produto é resfriado a 15-22°C, e são inseridos outros aditivos como poupas de frutas dependendo do produto final desejado. O iogurte pronto é embalado e mantido sob a temperatura de 1 a 10ºC para conservação, sendo seu período de validade de 35 dias em média.

        Segundo Silva, quando utilizado o tratamento térmico após a fase de mistura, este tem por finalidade destruir os microrganismos contaminantes e permite que algumas proteínas fiquem disponíveis, tornando o iogurte mais encorpado. Enquanto o leite em pó, também adicionado nesta etapa, tem por finalidade evitar a excessiva adição de gordura na mistura e ainda aumenta a consistência do produto final. Por fim na fase de adição de bases e frutas podem ser adicionados além de poupa ou pedaços de frutas, essências, mel, entre outros aditivos, para dar ao produto final as características desejadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (318.4 Kb)   docx (326.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com