TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Pratica de Bioquimica

Por:   •  5/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Projeto de prática

Doenças metabólicas e atividade física

Bioquímica

Nome: Gabriel Rodrigues da Silva

RA: 1130787

Polo: Pelotas

Introdução

As doenças metabólicas ou síndrome metabólica são um conjunto de doenças que, associadas, levam ao aumento do risco de problemas cardiovasculares. Essas doenças são a obesidade, principalmente aquela caracterizada com o aumento da cintura abdominal, pressão alta, alterações de colesterol, triglicérides e glicemia.

A obesidade é uma das principais causas da síndrome metabólica, o que corrobora para complicações crônicas, doenças cardiovasculares e cânceres, limitando a capacidade funcional do individuo e assim diminuindo sua expectativa de vida. O sedentarismo está diretamente ligado com a grande porcentagem de obesos que temos hoje em dia, esses indivíduos, desenvolvem um metabolismo mais lento, ocorrendo um acúmulo de energia no tecido adiposo, e essa energia não gasta, gera ganho de peso. Outro fator a ser levado em consideração é o fator genético, que também atua diretamente para o desenvolvimento de doenças metabólicas, um exemplo é a diabetes tipo 1.

Desenvolvimento

Um antidoto para isso que foi abordado é a atividade física, que feita de forma correta gera adaptações metabólicas como; ajustes no perfil bioquímico, como, aumento da capacitação de açúcar, oxidação de lipídeos e controle hormonal. Temos também ganhos cardiovasculares, como, melhora da função cardíaca e controle da pressão arterial. Essas adaptações aceleram o metabolismo, assim contribuem para a perda de peso e ganhos de aptidão física.

Entretanto, as atividades físicas prescritas para essa população devem ser analisadas com cautela, pois em alguns casos, esses métodos de treinamento não se encaixam. Como no tratamento do diabetes tipo 1, devemos ficar atentos com crises de hipoglicemia, essas crises podem levar ao óbito, alguns exercícios também podem causar mal súbitos ou até mesmo danos ortopédicos, por esses fatores devemos ficar atentos na hora de prescrever um programa de exercícios para essa população que nos procuram cada vez mais. Porem os riscos são menores que os ganhos, a atividade física está diretamente ligada a perda de peso, é um tratamento não medicamentoso que trás diversas adaptações ao organismo dos nossos clientes ou pacientes, são eles, distribuição e redução da gordura corporal, diminuição da gordura abdominal, diminuição da gordura visceral, diminuição da massa gorda e aumento da massa magra, esses ganhos são de composição corporal, se entrarmos nos ganhos metabólicos nossa lista aumenta e muito. O exercício também contribui para o aumento do gasto energético total, aumento da taxa metabólica basal, controle do perfil lipídico, aumento da absorção e eliminação dos nutrientes, auxilia no controle de lipídeos no sangue, controle da glicose, regulação hormonal, efeitos cardiovasculares, acréscimo do vo2 máximo, controle da pressão arterial, melhora da vascularização e diminuição da frequência cardíaca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (81.8 Kb)   docx (59.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com