TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto e Artigo sobre genotipagem com RFLP

Por:   •  19/2/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.620 Palavras (7 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 7

Projeto e Artigo sobre genotipagem com RFLP

Olá meninos!

Mesmo com a aula que eu e prof. Bárbara passamos sobre a genotipagem e como mostramos para vocês tirar o mais importante dos artigos, estamos percebendo que vocês ainda estão com muitas dificuldades. O tema em si é simples e fácil de ser interpretado, mas vejo que a maior dificuldade de vocês é na interpretação e na falta de raciocínio sobre o significado das informações que coletam, por isso é necessário que leiam bastante e tenham bastante comprometimento com o trabalho.

Eu percebi que as perguntas de vocês são por coisas básicas, como o que colocar na introdução, etc...o que mostra a dificuldade de ligar as idéias. Então vou colocar aqui alguns exemplos de como colocar em cada sessão.

Por exemplo, na introdução, se o seu tema é sobre diferenciação genética (ou seja, genotipagem) pelo RFLP de doenças infecciosas com foco no diagnóstico e tratamento, então precisa mostrar na introdução, o que é genotipagem, qual o benefício desse tipo de técnica para doenças infecciosas, falar que apesar de várias técnicas existentes de genotipagem o RFLP está dentro das mais utilizadas e explicar o que é o RFLP. Mas tudo isso gente, de uma forma resumida, uma informação introdutória mesmo, porque falar dos tipos genéticos e das diferenças entre tratamento e prognóstico de cada doença vocês fazem na discussão.

EX: (essas informações eu copiei e colei de sites, para simples demonstração, lembro que isso em um projeto e artigo não pode ser feito, devem ser utilizados informações com citações do tipo indireto, mas para ajudar como pouco tempo que tenho, optei por esse procedimento).

INTRODUÇÃO

Doenças infecciosas, contagiosas ou transmissíveis, são resultado de uma infecção com presença e crescimento de agentes patogênicos em um organismo hospedeiro, como vírus, bactérias, fungos, protozoários, parasitos, entre outros  (Referencia...). Em alguns casos, doenças infecciosas podem ser assintomáticas em boa parte se não em todo o seu curso (referencia....)

Aí você pode ir falando de dados epidemiológicos, por exemplo, se forem escolher HIV, HPV e Hepatites.....

Doenças infecciosas como HPV são responsáveis por 90% dos casos de câncer de colo de útero (referencia..)...bla bla bla...diagnóstico e tratamento para essa patologia estão avançando na medicina, principalmente com a ajuda da biologia molecular (referencia...). Outras patologias como HIV e Hepatites que possuem altas incidências de infecção (aí você pode colocar números, dados de mortes, infecções conhecidas, desconhecidas, etc... referencia...). bla bla bla, também possuem contribuição da biologia molecular por auxiliar no diagnóstico de diferentes cepas desses agentes infeciosos e tratamento direcionado (referencia....)....

E por aí vai sua introdução, você tem a informação em mãos mas precisa construir um raciocínio lógico, o que eu acredito ser a maior dificuldade de vocês, mas isso gente, não outra saída, a não ser cada um de vocês se esforçar e estudar em cima do tema. Pensem nisso como um treinamento pra vida, por que ler uma informação e tirar dela os pontos mais importantes vai ajudar tanto a estudar para provas, TCC, concursos, etc...é para o resto da vida esse aprendizado. Além disso, em algumas disciplinas como toxixologia, farmacologia, entre outras, vocês estão percebendo que precisam da ajuda das disciplinas que já tiveram, ou seja, precisam juntar a informação anterior com a nova e construir um raciocínio.

Então você constrói o seu texto em cima desse tema, e finaliza ele com seus objetivos..

Ex: (isso aqui que escrevo é uma “luz” de ajuda para o objetivo do trabalho, não quero ver cópia!! Se eu encontrar isso, zero essa sessão do trabalho!)

De acordo com a literatura exposta, as informações que a diferenciação genética traz dentro de um organismo infeccioso mostram a grande contribuição para o tratamento do paciente. Dentre os vários modelos existentes de genotipagem, o RFLP é um dos métodos mais clássicos, devido sua fácil interpretação e execução (referencia...). Assim, baseado no modelo experimental de diagnóstico do Trypanosoma cruzi (causador da doença de Chagas) seguida de RFLP do mesmo para fins demonstrativos de genotipagem, o presente projeto busca demonstrar a importância da diferenciação genética dentro de agentes infeciosos como HIV, HPV ....(qual seja o que vai colocar no seu trabalho....) com foco no diagnóstico, tratamento e prognóstico do paciente.

Acompanharam a linha de raciocíonio?

Aí então vocês continuam com as partes do projeto, tudo certinho como fizeram no ano passado. Depois no início do 2ºBimestre faremos a parte técnica, mas como podem perceber, ele é apenas um modelo experimental de genotipagem, a informação em si será dos agentes infeciosos que escolherem (lembrando que no mínimo 3 e sim, um deles pode ser o T. cruzi), por isso, não há necessidade de esperar realizar a metodologia, já podem ir trabalhando no artigo assim que finalizar o projeto.

A parte dos resultados do artigo que vai precisar um pouco mais da técnica, mas é coisa simples, como falamos na introdução, é um modelo experimental simplesmente para demonstrar uma genotipagem, diferenciar esta de um diagnóstico qualitativo simples.

Quanto à metodologia, aqui vai as informações necessárias. Os métodos de PCR do 330pb e do RFLP de COII podem ser copiados e colados, entretanto a seção da metodologia deve ser escrita por cada um, pois, por mais que a informação seja a mesma, cada um tem um jeito diferente de apresentar.

MATERIAIS E MÉTODOS

Bom, vocês realização duas técnicas de PCR, uma de diagnóstico e a outra de genotipagem. Dois padrões genéticos de T. cruzi serão utilizados como controle da reação, sendo a cepa 150 que é o padrão (controle) de T. cruzi I (DTU TcI), e a cepa 1256 que é o padrão (controle) de T. cruzi II (DTU TcII). As amostras que serão utilizadas são DNAs isolados de 12 pacientes com doença de Chagas que estão estocadas no laboratório de Parasitologia da Universidade Estadual de Maringá. As informações sobre as amostras como local de isolamento, gênero do paciente, idade, aprovação do comitê de ética vamos deixar de fora, pois além do foco ser outro, não comporta essas informações para o momento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (131.8 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com