TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Propriedades química e fisica dos materias

Por:   •  21/3/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.460 Palavras (6 Páginas)  •  560 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]UNIPLAN – CENTRO UNIVERSITÁRIO PLANALTO DO DISTRITO FEDERAL

ENGENHARIA CIVIL 5º SEMESTRE

PROPRIEDADES QUÍMICAS E FÍSICAS DOS MATERIAIS

Jésssica Garcia

Mariane Batista

BRASÍLIA

 MARÇO DE 2017

Jésssica Garcia

Mariane Batista

PROPRIEDADES QUÍMICAS E FÍSICAS DOS MATERIAIS

RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA DA DISCIPLINA QUÍMICA APLICADA, PROFESSORA MANUELA GONTIJO, DO CURSO DE BACHAREL EM ENGENHARIA CIVIL.

  1. INTRODUÇÃO

As propriedades dos materiais são agrupadas em químicas e físicas. As propriedades químicas referem-se àquelas que, quando são coletadas e analisadas, alteram a composição química da matéria, ou seja, referem-se a uma capacidade que uma substância tem de transformar-se em outra por meio de reações químicas. Alguns exemplos são: explosão, poder de corrosão e efervescência, já transformações físicas ou fenômenos físicos são aquelas que podem ser coletadas e analisadas sem que a composição química da matéria mude, ou seja, resultam em fenômenos físicos e não químicos. Temos como exemplo: volume, densidade, estado físico, ponto de fusão, temperatura, entre outros.

As propriedades físicas da matéria dividem-se em duas categorias principais: intensivas e extensivas. Tanto a massa como o volume são duas grandezas extensivas. Isto significa que seu valor depende do tamanho do corpo. Contudo, a razão entre estas duas propriedades extensivas, massa e volume, resulta em uma propriedade intensiva, ou seja, que independe do tamanho da amostra.

A massa é uma propriedade fundamental de qualquer amostra de matéria. Ela é uma medida direta da quantidade de matéria que há na amostra. O volume de uma amostra de matéria é o seu tamanho ou extensão tridimensional, isto é, o volume de uma amostra de matéria nada mais é do que quanto de espaço que ela ocupa. O volume de uma amostra ao contrário de sua massa, varia com a temperatura. 

A densidade é umas das propriedades que caracterizam uma substância, onde é uma característica própria de cada material, por isso é classificada como sendo uma propriedade específica. A densidade é a razão da massa pelo volume de um corpo. Trata-se de uma propriedade física que permite a identificação de uma substância ou material.

Densidade =[pic 2]

= massa da substância em gramas

= volume da substância em cm3

= densidade em g/cm3 ou g/mL

A densidade dos sólidos nem sempre é maior que a dos líquidos e também as dos gases. Ou seja, para a medição da densidade de um objeto qualquer precisamos saber a sua massa e volume, onde a massa pode ser medida por uma balança. Os sólidos contêm consistência muito alta na qual vai resultar uma grande quantidade de massa num volume pequeno, pois suas moléculas se encontram muito unidas uma das outras. E se tivermos densidades diferentes com o mesmo nível de água a maior densidade desloca no menor volume, pois tem mais massa em um volume pequeno. A densidade dos líquidos é medida, diretamente, através de densímetros.

  1. MATERIARIS E REAGENTES

- Becker 500mL                                        - Açúcar comercial

- Bico de Bunsen                                      - Fralda descartável

- Sal de cozinha                                        - Tubos de ensaio

- Palha de aço                                           - Papel

- Caixa de Fósforo

  1. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

O procedimento experimental foi dividido em três partes: I, II e III.

Parte I: 

Para iniciar a parte I do procedimento, foi pesado em uma balança analítica um Becker de 500ml, para que o peso do Becker não altere o resultado, a balança foi tarada, logo em seguida foi colocado uma bola de papel amaçada dentro do Becker, com cuidado em um ambiente seguro, utilizando um fosforo foi colocado fogo na bolinha dentro do Becker, e levado de volta a balança. Foi observado e anotado os resultados.

O Becker foi lavado e seco, e o experimento repetido utilizando palha de aço. Foi observado e anotado os resultados.

Parte II:

Foi colocado uma porção de açúcar em um tudo de ensaio, com cuidado e todos os equipamentos necessários, foi aquecido em bico de Bunsen. Foi observado e anotado os resultados.

Em um outro tubo de ensaio foi repetido o procedimento utilizando sal de cozinha. Foi observado e anotado os resultados.

Parte III:

Depois de retirado o material constituinte do interior de uma fralda descartável, foi colocado dentro de um Becker de 500ml, logo em seguida foi adicionado 100ml de água, esperado alguns segundos o Becker foi virado de cabeça para baixo. Foi observado e anotado os resultados.

  1. RESULTADOS E DISCUSSÕES

Realizando a primeira etapa do procedimento experimental parte I foi possível observar a perda de massa na combustão da bolinha de papel, antes da combustão pesou-se 3,041g e após a combustão 0,334g, ocorrendo assim uma perda significativa de massa, que pode ser explicada pelo fato dos produtos desta combustão serem gasosos e se dispersarem na atmosfera.  Assim para essa combustão temos a seguinte equação: papel + oxigênio = cinzas + produtos gasosos.

Na segunda etapa do procedimento experimental parte I foi observado uma reação diferente da primeira etapa, após a combustão da palha de aço, houve o aumento da massa, pesou-se inicialmente 0,926g e após a combustão 1,020g, esse fenômeno acontece, pois, o aço é uma liga de ferro com pequena quantidade de carbono. Na presença de oxigênio, o ferro pode sofrer uma oxidação e produzir óxido de ferro. Considerando como o aço reage com o oxigênio, temos a seguinte equação: Ferro + oxigênio = óxido de ferro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (263.1 Kb)   docx (301.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com