TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Proteinúria e Albuminúria - Estudo Dirigido

Por:   •  15/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.048 Palavras (5 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA
Curso de Bacharelado Interdisciplinar em Saúde
Componente: Ciências Morfofuncionais I – CCS683
Docente: Felipe Miranda
Discentes: Ana Carolina Xavier de Oliveira,     Mtr.:201510027
                  Breno Ferreira Silva de Sousa,        Mtr.:201510165

Turma: T01     2016.1

Assunto: Avaliação da lesão renal: proteinúria e albuminúria

Estudo Dirigido

  1. Descreva sucintamente as funções das proteínas no nosso organismo e especificamente da albumina;

As proteínas são as grandes moléculas mais versáteis nos sistemas vivos e são funcionalmente fundamentais em essencialmente todos os processos biológicos. Funcionam como catalisadores, transportam e armazenam outras moléculas, tais como oxigênio; fornecem apoio mecânico; proteção imunitária – atuando como anticorpos que reagem de forma específica no processo de defesa do organismo contra invasores -; geram movimento; transmitem impulsos nervosos, e controlam o crescimento e a diferenciação. (BERG; STRYER; TYMOCZKO, 2008)

Também vale lembrar que todas as enzimas são proteínas, possuindo as estruturas proteicas primária, secundária, terciária e quaternária, que são essenciais para o exercício da atividade catalítica. (CAMPESTRINI; SILVA, V. T. M.; APPELT, 2005)

Outras proteínas exercem o papel de receptores, transmitindo o sinal do exterior para o interior da célula. (FÁTIMA, 2005)

A albumina é a mais abundante proteína plasmática, perfazendo um total de 50% das proteínas totais do soro humano. Uma das importantes funções da albumina é o seu papel na manutenção do volume plasmático circulante, devido ao seu peso molecular relativamente baixo e à sua alta concentração. A albumina desempenha também, um papel na manutenção do equilíbrio ácido-básico. Além disso, esta proteína está envolvida no transporte de uma ampla variedade de substâncias fisiológicas: moléculas lipossolúveis como os ácidos graxos de cadeia longa, hormônios como a tiroxina, o cortisol e a aldosterona e pequenos íons como o cálcio, o cobre, o níquel e o zinco. Por último, a albumina ainda atua como um reservatório de aminoácidos, contribuindo com cerca de 5% dos aminoácidos disponíveis para os tecidos periféricos. (SANTOS, 2004)

  1. Descreva os métodos que podem ser utilizados na identificação e quantificação de proteinúria;

 
No que se refere às formas de mensurar a proteinúria, a medida tradicional em 24 horas tem o grande inconveniente que é a coleta de duração prolongada, associada à imprecisão no resultado decorrente dos erros de uma coleta cronometrada mal feita. Procurando evitar os inconvenientes citados, tem-se utilizado, cada vez mais, o índice (relação ou razão) proteína/creatinina, cujos resultados apresentam boa correlação com os da proteinúria de 24 horas, considerada padrão-ouro. Entretanto, se por um lado o índice contorna os problemas de coleta, por outro ele possui algumas deficiências inerentes à dosagem de creatinina, dependentes do paciente (p. ex., sexo e massa muscular) ou da metodologia utilizada (p. ex., interferentes analíticos e calibração), ou devidas à albumina (ou proteínas totais), incluindo o período do dia em que se procede à coleta. (KIRSZTAJN, 2010)

A quantificação da proteinúria (ou albuminúria) pode ser realizada em urina de 24 horas ou em amostra isolada corrigida por creatinina urinária.

*Volume urinário de 24 horas: Em adultos são considerados normais valores menores que 150mg embora, dependendo da metodologia utilizada, possam ser considerados normais valores abaixo de 300 mg.

*Amostra isolada: Em amostra isolada os resultados devem ser expressos em proteinúria por creatininúria, sendo considerados normais valores abaixo de 200mg de proteína/grama de creatinina. (ALVES, 2004)

Embora a relação albumina/creatinina em amostra de urina seja mais confiável, o seu custo e as dificuldades técnicas tornam seu uso rotineiro inviável. A relação Pr/Cr é uma alternativa aceitável, principalmente para monitorização de proteinúria  em situação em que haja necessidade de medidas repetidas. (ANTUNES, 2006)

Para a quantificação de proteinúria existe ainda o método turbidimétrico, que foi utilizado pelo Serviço de Nefrologia Pediátrica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP. (CARLOTTI; FRANCO; INALDAFACINCANI, 1998)

  1. Qual a importância clínica da pesquisa e dos achados de proteína e albumina na urina?

A importância deve-se na descoberta de disfunções, pois a concentração anormal de albuminas (albuminúrias) ou, de forma mais abrangente, de proteínas (proteinúria) é considerada marcador sensível não apenas de lesão renal, mas também de doenças cardiovasculares de um modo geral, o que lhe confere papel de destaque como instrumento diagnóstico. (KIRSZTAJN, 2010)
A proteinúria é um indicativo presente no estágio inicial da doença renal antes de o comprometimento da função poder ser detectado. (
DE SOUZA MENDES, 2010).  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (104 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com