TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática de Ovos

Por:   •  15/3/2019  •  Ensaio  •  802 Palavras (4 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 4

Relatório prática ovos

  1. Defina ovo, ovo fresco e refrigerado:

Ovo: providos de galinha, entregues ao consumo, devem ser inspecionados em relação à classificação e as suas características. A composição média em peso consiste de 57% clara, 32% gema e 11% de casca.

Ovo fresco: casca recoberta por uma película protetora (muco), evita desidratação e contaminação microbiana de substâncias estranhas.

Ovo refrigerado: ovo integral, a gema e a clara são primeiramente pasteurizadas e só então desidratadas, utilizando secador contínuo do tipo spray-dryer, contendo atomizador de bicos ou centrifugo. Este tipo de produto tem grande utilidade, principalmente na elaboração de misturas secas (bolos, mousses, tortas, massas em geral, pão de queijo, etc.). Podem quando for exigido no processamento, serem reidratados. A vida-de-prateleira é de aproximadamente 6 meses para a gema e, para o ovo integral desidratado, é de 12 meses para a clara, desde que embalados e armazenados corretamente. As principais vantagens da utilização deste produto são: Redução dos riscos de contaminação; facilidade de uso (dosagem), evita desperdícios e perdas por quebra e trincagem, reduz tempo e custo com a eliminação das etapas de quebra da casca e separação da gema e clara, economia de custo por não necessitar de transporte e estocagem refrigerada, facilidade e diminuição do espaço para transporte e armazenamento.

  1. Qual a contribuição nutricional do ovo na dieta? Quais suas vantagens de consumir ovo comparado com alimentos da mesma classe nutricional?

É uma ótima fonte de aminoácidos, proteínas, vitaminas e carotenoides, possui baixo valor calórico, uma das poucas fontes exógenas de vitamina D e K. A técnica dietética aplicada durante o processamento de uma alimentação com ovo é importante para otimizar o valor nutricional, assim como para considerar a ingestão proteica diária total do indivíduo e observar a presença de intolerância ou alergia individual desse alimento. A clara apresenta baixo conteúdo lipídico, carboidratos, vitaminas e minerais. Já a gema apresenta mais vitaminas do que a clara e contém as vitaminas A, D, E, ácido fólico, ácido pantotênico além de colina, substância importante para a memória. A parte mais nutritiva do ovo é a gema.

Beneficios do ovo: A vitamina A contribui para a saúde dos olhos, a vitamina C e o fósforo preservam a massa óssea, o ferro ajuda a evitar a anemia, a presença de triptofano melhora o sono, a leucina(aminoácido) ajuda a preservar a massa magra, o zinco e o ômega 3 atuam na saúde do pâncreas, o potássio ajuda a controlar a pressão arterial, a lecitina melhora aspectos das funções nervosas e o ácido fólico é importante no período gestacional, melhora o estado nutricional e saúde dos idosos, potencializa a função cerebral melhorando a memória e concentração, prevenindo doenças neurológicas.

  1. Qual a composição química do ovo?

A gema do ovo é uma fonte biodisponível de luteína e a zeaxantina, carotenoides antioxidantes que se acumulam na região macular da retina e tem função protetora, contém colina total que é constituída de colina livre, glicerofosfocolina, fosfocolina, fosfatidilcolina e esfingomielina. Proteína, Gordura, ácido graxo saturado, zinco, cromo, Vanádio, Boro, Selênio, Vit 12, Vit E, Alanina, Arginina, Ácido aspártico, Cistina, Ácido glutâmico, Glicina, Istidina, Isoleucina, Leocina, Lisina, Cinza, Sódio, Potássio, Cálcio, Fósforo, Manganês, Magnésio, Ômega 3, Ômega 6 entre outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (131.1 Kb)   docx (414.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com