TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Química Sociedade e Consumo

Por:   •  25/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  285 Palavras (2 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 2

Trilogia: Química, Sociedade e Consumo

(Resumo)

“Esse mesmo homem, temente às forças da natureza, rendia culto ao seus deuses, pintando nas paredes de suas cavernas cenas do seu cotidiano. Para tanto, ele procurava pigmentos nas rochas coloridas, desenvolvia a técnica correta para preparar uma tinta que podia ser aplicada às paredes e que permaneceria ali ao longo das eras, reverenciar os deuses. Esse homem era um químico prático.”

“Essa é uma relação mercantilista,que não difere muito das relações comerciais da antiguidade já descritas anteriormente. Outro exemplo de como a química influenciou a sociedade e como estimulou o consumo dos dias atuais é o do desenvolvimento dos catalisadores. O mais famoso deles é o chamado de Ziegler-Natta (Hermann e Hess,2005). Com ele, foi possível desenvolver metodologias para a produção de larga escala de um novo material chamado plástico.”

A palavra “Química” pode não ter muita importância para quem não sabe o que existe por trás dela, principalmente quando não conhecem sua história. Tendo seu nome batizado pelos egípcios como al-khemea, antigamente ela estava por toda parte. Contudo, ela começou a ter mais importância no século XIX, pois começaram a precisar da química para poder pintar as roupas ou até mesmo para branqueá-las, além de sua intensa presença na 2° Guerra Mundial para a produção de gases altamente venenosos para matar os inimigos, e da sua importância na produção de vacinas para  prevenir as pessoas das várias doenças da época, salvando assim muitas vidas. Sendo que quando descobriram como fazer o plástico foi uma grande largada para o avanço da química trazendo bastante benefícios para a humanidade, pois foi aí que abriu espaço para tentarem buscar outras formas de produzir objetos ou qualquer outra coisa que pudessem usar no dia-a-dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (39.5 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com